A UNICEP agora tem um Laboratório de Análises de Solos, conheça!

Agora a cidade de São Carlos e região dispõe de um laboratório de análise de solos, onde os agricultores podem analisar o solo de sua propriedade, obtendo informações químicas e físicas de textura (granulometria). O Laboratório de Análises de Solos da UNICEP, está situado no Sítio Universitário.

De acordo com as explicações do Responsável pelo Laboratório, Prof. Dr. Luís Roberto Paschoal, as análises químicas são aquelas para se avaliar os macronutrientes tais como: potássio (K+), sódio (Na+), cálcio (Ca2+), magnésio (Mg2+), fósforo (P3-), além de se avaliar a acidez pH, Al3+ e a acidez potencial (H+ + Al3+).

“As análises de granulometria (físicas) apresentam a quantidade de argila, silte, areia grossa e areia fina, podendo assim ser classificado”, ele afirmou e continuou: “De posse dos laudos analíticos, o Engenheiro Agrônomo poderá interpretar as condições e as características dos solos da propriedade rural, orientando ajustes ou correções, tais como: calagem, adubação, manejo, rotação de cultura, doenças, irrigação, entre outras para as glebas amostradas.”.

No Sítio os procedimentos são divididos em dois laboratórios: no primeiro as amostras são secas, destorroadas, peneiradas e ensacadas, também são desenvolvidas as análises granulométricas nesse laboratório; no segundo são realizadas todas as análises químicas, empregando-se técnicas de volumetria, fotometria de emissão em chama e espectrofotometria de absorção na região do visível.

O docente ainda explicou que os laudos são enviados para o e-mail cadastrado do proprietário. O laboratório também orienta a maneira correta da coleta das amostras de solos através de informações enviadas via WhatsApp ou através de aplicativos (app) desenvolvido para esta finalidade.

Paschoal explicou também que o laboratório será mais um campo de estágio para os estudantes de Engenharia Agronômica da UNICEP o que permite uma maior vivencia da prática e auxilia na futura vida profissional desses estudantes. O laboratório ainda tem como Assistente Técnica, a Eng. Agrônoma Rebeca Monteiro Neo Permaniano.

Os valores das análises por amostra são:
•    análises químicas básicas R$ 35,00
•    análise granulométrica textura: R$ 33,00.

A entrega das amostras poderá ser feita diretamente no Sítio Universitário, nas casas agropecuárias da cidade ou na UNICEP, situada à Rua Miguel Petroni, 1511.

Mais informações pelo telefone (whatsapp) (16) 99735-4924 ou pelo Instagram @Laboratorio_solos_unicep_sc.