A Pedagogia Freinet foi tema de webnar na Pedagogia da UNICEP

O curso de Pedagogia da UNICEP realizou, no dia 16 de setembro, o webnar “A Pedagogia Freinet: relatos de prática e pesquisa e possibilidades de ações pedagógicas”, com a Prof.ª Dr.ª Alessandra Campanini e Gabriela Luchesi.

Alessandra Campanini é Pedagoga, Mestre e Doutora em Psicologia da Educação, Psicopedagoga e Professora dos cursos de graduação em Pedagogia nas modalidades Ead e Presencial, e de Psicologia. De acordo com ela: “A pedagogia em questão traz um olhar sobre as ações e práticas pedagógicas diferentes de uma aula tradicional que considera somente o espaço físico da sala. Através da Pedagogia discutida e trazida por Freinet, os alunos podem vivenciar experiências em outros ambientes, com as aulas-passeio, que são realizadas fora do ambiente convencional e em diferentes espaços. 
Essas experiências podem oferecer aos alunos maior proximidade com o cotidiano e proporcionar melhor compreensão entre teoria e prática.”.

Para ela contribuir com o conhecimento dos alunos sobre diferentes métodos e propostas pedagógicas é, sem dúvida, uma experiência ímpar e muito gratificante. “Acredito na construção conjunta de saberes e participar da palestra juntamente com uma ex-aluna e agora pedagoga, foi um grande aprendizado!”.

Já Gabriela Luchesi é Bacharel em Turismo pela UFSCar, Pedagoga pela UNICEP, Professora de uma escola particular, Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação na UFSCar. Ela explicou que: “O assunto que a professora Alessandra trouxe é de extrema relevância para os alunos e alunas, pois ela explicou o processo de construção de um trabalho de conclusão de curso e as trajetória desse percurso exemplificando o meu caso, quando eu era aluna.”.

E explicou: “Já o tema sobre as práticas de ensino e aprendizagem em sala de aula na Pedagogia Freinet que apresentei, vem com exemplos que vivo e vivi enquanto aluna de uma escola freinetiana e hoje professora, trouxe exemplos de práticas Pedagógicas desenvolvidas em sala de aula a partir da teoria de Freinet, como os princípios, técnicas, utensílios e outros criados por Celestin Freinet.”.

E Gabriela concluiu: “Foi uma honra ser convidada para estar junto da minha orientadora, Alessandra Campanini, nessa apresentação e das minhas professoras do curso de Pedagogia EaD que estavam com a gente naquela noite virtualmente no Webnário da UNICEP. Poder passar para os alunos e alunas um pouco da minha trajetória enquanto aluna e experiência com a Pedagogia Freinet foi gratificante demais. A troca de conhecimento quando estamos no processo de formação é essencial para nos sentirmos motivados a seguir nesse caminho da educação que traz transformação, esperança pela e para vida. Se eu plantei um sementinha em alguém, já me sinto feliz. Foi uma noite incrível, muito obrigada.”.

Fique atento aos próximos webnários: 

25/10 – Segunda-feira – “Dificuldades e transtornos de aprendizagem na matemática: implicações educacionais”

Profª Drª Eliane Partalone Crescenti, Licenciada em Matemática pela UFSCar. Mestre e Doutora em Educação (área de concentração Metodologia do Ensino) pela UFSCar. Psicopedagoga Institucional e Especialista em Ensino de Física pela UNICSUL. Pós-doutoranda em Psicologia pela UFSCar. Docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional - UFSCar. Docente do UNICEP – Campus São Carlos. Docente da Faculdade de Tecnologia e Escola SENAI “Antonio Adolpho Lobbe”. Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Participa do Grupo de Pesquisa LEAAC.

Dr.  João dos Santos Carmo, Psicólogo e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em Educação (área de concentração Metodologia do Ensino) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da UFSCar e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma universidade. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Coordena o Laboratório de Estudos Aplicados a Aprendizagem e Cognição (LEAAC).

23/11 – Terça-feira – “A representatividade na educação: ações afirmativas e pesquisas sobre a educação afro-brasileira”

Profª Drª Juliana Guedes, Pedagoga, mestre e doutora em Fundamentos da Educação pela UFSCar, atua como professora universitária desde 2008 e, atualmente, integra a equipe docente do curso de Pedagogia no UNICEP nas modalidades presencial e a distância. 

Jhoicy Moura, formada em Magistério – CEFAM e em Licenciatura em Pedagogia UNICEP.

Profª Ms. Sônia M. Antunes da Silva, Graduada em História e Pedagogia e Mestra em Educação pela UFSCar. Exerceu os cargos de professora e diretora em escolas privadas e na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC), na qual atualmente é Supervisora de Ensino. É docente no curso de licenciatura em Pedagogia no Centro Universitário Paulista (UNICEP).

Thailini Machado, Licenciatura em Pedagogia - UNICEP São Carlos. Estagiária no Sesi São Carlos unidade 108 - 2 anos. Estagiária/Acompanhante terapêutica de crianças público-alvo da Educação Especial Colégio São Carlos 8 meses. Vendedora “Cartão de Todos” e “Prepara Todos” (Plataforma de cursos profissionalizantes com certificados em diversas áreas).


Texto: Ana Lívia Schiavone
 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe