A multiplicidade da prática Psicológica foi o tema da semana de Psicologia

Na última semana (de 24 a 28 de agosto), aconteceu o Simpósio de Psicologia da UNICEP, sob o tema “A multiplicidade da prática Psicológica: possíveis diálogos e discussões”. O evento foi organizado por um grupo de estudantes do curso, e ainda contou com a colaboração da coordenadora do curso, Edna Cursino, da docente Vanessa Souza e do Psicólogo do NAP (Núcleo de atendimento Psicossocial e Psicopedagógico da UNICEP), o egresso, Lucas Ferragini.

De acordo com Rayanne Priscilla Gradim Moreira Abreu, estudante do 10º período do curso de Psicologia e uma das organizadoras do evento, a ideia era que o tema pudesse abraçar todas as palestras da semana. “Desde o início do ano começamos a organizar a Semana da Psicologia, mas devido ao nosso cenário atual foi preciso reorganizar as palestras, e conversar com os palestrantes já confirmados para que pudéssemos realizar um simpósio online”. 

“Foi uma experiência nova, não esperávamos ter tanta procura por parte dos alunos. E mesmo as palestras acontecendo de forma remota, foi possível a troca entre alunos e palestrantes. Após as palestras recebemos vários feedbacks positivos. E se eu puder dar minha visão pessoal, esta foi uma das melhores semanas já organizadas, até sob o ponto de vista das temáticas. Foi muito enriquecedor poder participar desse evento.”, concluiu Rayanne.

Amanda Cristina Sebastião Affonso Vieira, Psicóloga egressa da UNICEP, foi uma das palestrantes. A egressa formada em 2017, trouxe o tema: “A Psicologia na Assistência Social e os Casos de Vulnerabilidade”.

“Foi uma grande honra, contentamento e notoriedade profissional e pessoal, poder participar do Simpósio de Psicologia, afirmou Amanda e continuou: “Retornar a um território que é fértil de conhecimento e singularidades, onde passei anos, como aluna e admiradora, buscando referências através dos docentes e demais profissionais, e hoje, estar na posição de mediadora de conhecimento e reflexão sobre a prática da Psicologia na Assistência Social, é de grande valia e prestígio para mim”. 

Para a Psicóloga, a UNICEP significa “a completude do meu ser pessoal e profissional”. E explicou: “Após realizar uma graduação em uma instituição pública, sentia que algo faltava nas áreas da minha vida. Foi então, através da busca de conhecimento e profissionalismo, que de primeira opção escolhi a UNICEP para realizar a minha segunda graduação. Através de toda estrutura da instituição e dos queridos professores e amigos, pude me preparar através da teoria e da prática, podendo hoje atribuir esses conhecimentos na minha rotina diária de trabalho e ter o prazer imenso de retornar a UNICEP como palestrante.”. 

O egresso Kleiton Gomes Peixe, também participou do evento. O Psicólogo, formado pela primeira turma de Psicologia da UNICEP, em 2009, concluiu o curso em 2013 e trouxe como tema a palestra “O idoso institucionalizado".

“Procurei trazer o relato da minha experiência profissional com Idosos que residem numa Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e suas perspectivas; assim como, promover o início de uma reflexão acerca desta temática envolvendo o envelhecimento e suas facetas”, contou Kleiton. 

“Foi uma honra receber o convite para participar da Semana da Psicologia, ter a oportunidade de falar para os graduandos e ex-professores. A minha participação aconteceu no Dia do Psicólogo (27 de agosto) e foi a melhor forma de comemorar”, afirmou o egresso e completou: “A UNICEP me remete aos melhores anos que tive, durante o meu processo de formação acadêmica. Sempre que visito o campus lembro dos momentos que vivi. Os professores são incríveis e grandes referências profissionais para mim, assim como a Coordenadora do curso, a professora Edna Cursino, que sempre foi próxima, dedicada e extremamente comprometida com o curso.”, completo o Psicólogo. 

Tem interesse em fazer o curso? Se inscreva para o vestibular!

Texto: Ana Lívia Schiavone
 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe