6ª Semana Jurídica trouxe minicursos e palestras com temas variados

A 6ª Semana Jurídica da UNICEP “Direito e Sociedade” aconteceu de 26 a 30 de agosto e contou com palestras e minicursos que abordaram diferentes temas da área jurídica, que aconteceram no Fórum Criminal de São Carlos e na própria instituição, durante o dia de à noite.

No primeiro dia de palestra, o advogado criminal e conselheiro Estadual da OAB/SP, Ms. Willey Sucasas, falou sobre “Advocacia Criminal”. “Sou advogado criminalista há 23 anos e vim na Semana Jurídica com a satisfação de conversar com os colegas sobre esse tema e contando um pouco sobre a nossa vida e da nossa experiência profissional para, quem sabe, os alunos se apaixonem por essa área que precisa muito de novos e bons profissionais”, disse o palestrante.

No segundo dia, o tema abordado na palestra foi sobre “Novos Enfoques dos Danos Morais”, discorrido pelo desembargador do TJSP, Dr. Cláudio S. Levada. Segundo ele, trata-se de um tema atual. “É um assunto que todos gostam de ouvir e espero que seja útil para todos alunos da UNICEP”, disse o desembargador reforçando que é realmente muito importante para os alunos esse tipo de aprendizado, que vai além do dia a dia da teoria dentro da sala de aula.

Nos minicursos realizados durante o dia na UNICEP, aconteceram as palestras sobre “Meio Ambiente e Sociedade”, com o promotor de Justiça de São Carlos, Flávio Okamorto; “A Reforma e os Direitos Trabalhistas”, com o juiz Titular da 1ª Vara de Trabalho de São Carlos, Fernando L.U. N. dos Santos, “Duração Razoável do Processo”, com o advogado e professor da IMESB, Gustavo H. S. Nunes; “A Transversalidade dos Direitos Humanos”, com o defensor Público de São Carlos, Lucas C.A. Pinheiro; “Direito Eleitoral Contemporâneo” e com a juíza Titular da 4ª Vara Cível de São Carlos, Flávia A. M. Zanferdini.

Já nas palestras realizadas no período noturno no Fórum Criminal, também foram abordados: “Direito Autoral e os Meios Digitais”, com o desembargador do TJSP, Dr. José Carlos C. Netto; “Direito Médico e suas Múltiplas Facetas”, com a desembargadora do TJSP, integrante da Escola Paulista de Magistura, Christine Santini e “Tecnologia no Direito: aplicações de novas ferramentas”, com o desembargador do TJSP, Gilberto Pinto da Silva.

Texto: Andrea Vergamini de Castro