6ª Semana Jurídica do curso de Direito da UNICEP

De 26 a 30 de agosto, acontecerá a 6ª Semana Jurídica – Direito e Sociedade do curso de Direito da UNICEP. O evento contará com minicursos que serão realizados no auditório 2, da UNICEP (bloco B7) e com palestras que ocorrerão no Salão do Júri do Fórum Criminal de São Carlos.

Para a inscrição nos minicursos, os interessados deverão doar 1 pacote de leite em pó (Ninho 800g) que serão doadas para o Nosso Lar. “Estamos certos da prestação de um serviço educacional de alta qualidade que deverá atingir a comunidade local e regional, além de oportunizar aos participantes a vivência em ação social, com a entrega de Leite em Pó”, contou a coordenadora do curso, Prof.ª Dr.ª Cláudia Elisabeth Pozzi.

O docente responsável pela organização da Semana Jurídica, Msc. José Araldo da Costa Telles, desembargador, explicou que a semana não tem um tema específico e que é montada e voltada para os alunos, que, por sua vez, considerando a maturação no decorrer do curso, apresentam múltiplos interesses.

“A montagem da Semana Jurídica demanda muito trabalho. Os palestrantes, todos profundos conhecedores dos temas expostos, têm múltiplos afazeres e, mesmo assim, dispõem-se, sem qualquer remuneração, a vir e partilhar um pouco de seu conhecimento com nossos alunos. São oportunidades raras, que, por isso mesmo, devem ser aproveitadas por eles para incrementarem o conhecimento e conhecerem outros profissionais do direito. ”, afirmou José Araldo.

E explicou: “Os minicursos apresentam temas mais concretos, mais próximos do dia a dia do corpo discente. Uma das palestras, por exemplo, abordará o meio ambiente, mas em um plano bastante específico, como o da qualidade da água consumida na região; outra, abordará o direito eleitoral, o que sempre está presente na vida de todos os brasileiros, que, com frequência, debatem, por exemplo, a confiança que devem ter ou não nas urnas eletrônicas. Assim, se, nas palestras do período noturno, os temas, embora relevantes e sempre atuais, são mais genéricos, os minicursos, que são ministrados no período diurno, integram o curriculum com assuntos que, talvez, não possamos abordar na grade curricular oficial. ”.

Confira a programação da 6ª Semana Jurídica no site.

Texto: Ana Lívia Schiavone Torres