05 de junho - Dia mundial do Meio Ambiente: Uma reflexão...

Hoje comemoramos o Dia mundial do Meio Ambiente!!!! Porém, estamos passando por um período de Pandemia e, logo vem à tona alguns questionamentos...

Será que temos o que comemorar?

Mas, o que é uma Pandemia? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pandemia é a disseminação mundial de uma doença. 

Sim, mas o que vem a ser uma doença? Doença pode ser definida como uma alteração no estado de saúde de um organismo. 

E o que é um organismo? Organismo é uma forma de vida constituída por átomos, moléculas, células, tecidos, órgãos e sistemas e que está inserido num meio, o Meio Ambiente!

Nós, organismos vivos, assim como os demais seres vivos, objetos de estudo inclusive dos biólogos, estamos inseridos no Meio Ambiente, interferindo nele e sendo diretamente influenciados por ele.

Portanto, nossa saúde está diretamente relacionada a como temos interferido no Meio Ambiente. Se poluímos, ficaremos doentes, se contaminarmos nossa água, nosso solo e nosso ar, ficaremos doentes, se extinguirmos espécies haverá desequilíbrio ambiental, o que nos afetará diretamente.

Sendo assim, num dia como o de hoje, como bióloga apenas lhe faço um convite à reflexão... Será que minhas ações de preservação do Meio Ambiente estão contribuindo para a saúde do Planeta, para minha saúde e das pessoas que amo?

Profa. Dra. Lucia Helena de Aguiar Vieira
Bióloga, Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas
UNICEP- São Carlos

 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe