PPCP – Planejamento, Programação e Controle de Produção

Informações Gerais do Curso

Escolaridade mínima: Ensino Médio

Vagas: Mínimo de 20 alunos

Modalidade de oferta: Aulas presenciais na UNICEP, na própria empresa ou aulas EAD via internet.

Os cursos de curta duração são uma boa oportunidade para que os profissionais se mantenham atualizados ou se preparem para lidar com novas funções. Trata-se de opções para profissionais que almejam um upgrade no currículo. Um dos motivos desse formato ser tão popular entre aqueles que querem se atualizar é sua carga horária condensada, que permite a conciliação com uma rotina de trabalho, porém, não podem ser confundidos com um curso de formação profissional nem com um de pós-graduação, já que o tempo de duração não permite que a carga horária comtemple uma gama completa de conteúdo exigido em um curso de graduação, por exemplo.

Também chamamos de curso de atualização por trazerem novas perspectivas e ideias, podem preparar o aluno para lidar com novas funções ou redirecionamentos de carreira. Outro benefício é a ampliação de sua rede de contatos permitindo o aumento de seu networking.

Com duração que pode variar de algumas horas até alguns meses, este tipo de curso pode ser uma boa opção para quem quer se atualizar, mas ainda tem dúvidas se deve investir em um curso com maior tempo de dedicação, como nos casos das especializações lato sensu.

Com um mercado competitivo e exigente, o mundo corporativo demanda competências emocionais, comportamentais e de liderança, além dos conhecimentos técnicos inerentes à profissão, o que chamamos de soft ou deep skills.

Objetivos e Justificativa

O aproveitamento máximo do processo produtivo nas empresas vem sendo o grande diferencial nos resultados e assim o mercado de trabalho bem buscando profissionais de PPCP – Planejamento, Programação e Controle de Produção para que cada vez mais o parque fabril consiga otimizar os recursos em busca de produtividade.

O Objetivo principal do curso é formar pessoas com capacidade de gerir produtivamente os processos, tornando-os cada vez mais rentáveis e eficientes utilizando métodos adequados com tecnologia e metodologias ágeis.

• Gestores de produção, líderes de setores, pessoas de projetos e planejamento;
  • Operadores do processo produtivo;
  • Alunos egressos;
  • Corpo discente;
  • Público em geral.

Organização Didático-pedagógica

Conteúdo Programático:

• Conceitos de PPCP – Planejamento, Programação e Controle de Produção;
  • Planejamento e Levantamento de Dados;
  • Análise de Materiais;
  • Análise de Processos;
  • Programação da Produção;
  • Controles e Apontamentos Produtivos;
  • Indicadores da Produção.

Metodologia:

Aulas teóricas com formulação de exercícios práticos através de cases em empresas e situações problemas a serem resolvidos.

Formas de Avaliação:

• Avaliação das atividades durante o curso;
  • Avaliação Final.

Coordenação

Paulo Rogério da Silva Cecílio: Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista UNIP (2010), Graduado em Pedagogia – CEALCA Centro de Ensino Aldeia de Carapicuiba (2017), Graduado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Votuporanga (1998), Graduação em Ciências – Faculdades Integradas de Votuporanga (1992). Proprietário da Plan&Ação, Consultoria e Treinamentos, docente de Pós Graduação da FGV em Gestão de Projetos e na Unirp em PPCP – Planejamento, Programação e Controle de Produção. Atua em empresas com assessorias em áreas produtivas e em gestão de custos.

Entre em contato com nosso time comercial.

FALE COM A EXTENSÃO

Diretoria de Pós-Graduação e Cursos de Extensão - UNICEP