Ciências Biológicas (Bacharelado)

O CURSO

O curso de Biologia UNICEP permite a aquisição de profundo conhecimento dos seres vivos ressaltando-se desde estudos submoleculares até o estabelecimento das inter-relações destes seres com o meio ambiente, abordando aspectos relevantes e atuais na área da Biologia.

O curso possui maior ênfase na área de Meio Ambiente e Biodiversidade, uma das principais áreas de atuação do biólogo, destacando-se as áreas de Botânica e Zoologia. Aborda também aspectos das áreas da Saúde e Biotecnologia e Produção em menores proporções.

O curso é ofertado a um valor acessível, atende não somente a alunos de São Carlos, mas da região, estando à disposição várias opções de financiamento do curso.

O Projeto Pedagógico do curso está estruturado com base na Resolução CNE/CES nº 007 de 11 de março de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas e contempla o perfil dos formandos, suas competências e habilidades, a estrutura do curso e os conteúdos curriculares (básicos, específicos, estágios e atividades complementares)


DADOS DO CURSO

Dados Legais

Renovação do Reconhecimento: Portaria DIREG/MEC 286 de 21/12/2012 publicada no D.O.U. de 27/12/2012

Duração mínima: 08 semestres (04 anos)

Número de Vagas: 60 noturno

Notas ENADE: 4,0 / IGC: 4,0 / CPC: 4,0

Premiações do curso

Selo do Guia do Estudante: Três Estrelas

Classificação Ranking Universitário Folha (RUF – 2013) - Curso de Ciências Biológicas – UNICEP é o 4º melhor curso entre os 77 cursos de Biologia particulares do Estado de São Paulo.

Dados Gerais

Objetivos do curso:

O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas visa formar biólogos, com uma visão integrada, ampla, crítica, ética e moderna dos conhecimentos biológicos, com embasamento científico teórico e prático adequados para atuação nas questões inerentes a profissão e a demanda do mercado global. Biólogos que atuem em equipes multidisciplinares, no ensino superior, na pesquisa ou como profissional autônomo em prol da conservação da biodiversidade e do desenvolvimento de tecnologias para uma melhor qualidade de vida e entendimento dos processos vitais.


COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Daniel Sivieri Cordeiro.

E-mail: dsivieri@unicep.com.br
Fone: 16 3362-2111

ENTRE EM CONTATO COM A COORDENAÇÃO E TIRE SUAS DÚVIDAS.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Segundo as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Ciências Biológicas definidas pela Resolução CNE/CES nº 007 de 11 de março de 2002, as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno durante o curso são:

a) Pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;

b) Reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, etc. que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;

c) Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento;

d) Portar-se como educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva sócio-ambiental;

e) Utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;

f) Entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias;

g) Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;

h) Aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres etc. em diferentes contextos;

i) Utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;

j) Desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação;

k) Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;

l) Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado à contínua mudança do mundo produtivo;

m) Avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos;

n) Comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.


PERFIL PROFISSIONAL DOS EGRESSOS

Em conformidade com a Resolução CNE/CES nº 007 de 11 de março de 2002, o Bacharel em Ciências Biológicas formado pela UNICEP deverá apresentar ao final do curso o seguinte perfil:

a) generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade;

b) detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;

c) consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;

d) comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;

e) consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional;

f) apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;

g) preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.


ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura Curricular do Curso de Ciências Biológicas constitui-se de disciplinas abrangentes e de conteúdos atualizados, que abordam os conteúdos básicos e específicos na área de Ciências Biológicas fundamentadas nas diretrizes curriculares, visando o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos.

Matriz Curricular Vigente


INFRAESTRUTURA DO CURSO

As atividades do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas são desenvolvidas no Campus II – UNICEP – São Carlos/SP, Brasil. A infraestrutura oferecida para um curso é de fundamental importância para o desenvolvimento das competências e habilidades do aluno. A fim de concretizar as práticas pedagógicas do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, a Instituição procura oferecer uma estrutura física adequada, constituída por salas de aula amplas, bem ventiladas, iluminadas, com disponibilidade de recursos audiovisuais (data show, retroprojetor e outros).

Para o desenvolvimento das atividades práticas, contamos com:

  • 02 Laboratórios de Microscopia amplos e bem equipados;
  • 01 Laboratório de Ecologia e Botânica equipado com lupas e microscópios;
  • 01 Laboratório de Anatomia e Zoologia com coleções de animais fixados e taxidermizados;
  • 01 Laboratório de Microbiologia;
  • 01 Laboratório de Biotecnologia e Genética;
  • 01 Laboratório de Química;
  • 01 Laboratório Multidisciplinar;
  • 09 Laboratórios de Informática, com equipamentos modernos e softwares disponíveis, conforme necessidade dos diversos cursos.
  • 01 Biblioteca ampla com espaço físico adequado e disponibiliza de forma rápida e organizada as informações de interesse e aprimoramento profissional, educacional e pessoal. A forma de acesso e de utilização do acervo é on-line, disponibilizado 24 horas para consulta através de conexão à internet.

O curso destaca-se também por ter a disposição uma ampla área de Preservação Permanente (APP) situada nos fundos do campus UNICEP, que tem sido utilizada como laboratório natural e objeto de estudo e desenvolvimento de iniciação científica e Trabalhos de Conclusão de Curso.

A Instituição oferece também uma infraestrutura de apoio aos alunos, tais como estacionamento, cantinas, Xerox, Clínicas de Psicologia, Nutrição e Fisioterapia, Farmácia Escola, entre outras. Contamos com parcerias com instituições, institutos de pesquisa, universidades e empresas, onde os alunos realizam seus estágios curriculares ou extracurriculares. Muitos ex-alunos estão desenvolvendo seus mestrados e doutorados onde iniciaram seus estágios.

O curso é composto por 90% de professores doutores nas diversas áreas da Biologia, que proporcionam uma formação crítica, ética e atualizada, privilegiando-se as atividades práticas desde o início do curso. As aulas são problematizadas, estimulando o raciocínio e interdisciplinaridade, familiarizando os alunos com os equipamentos objetos de estudo do biólogo e diversos organismos vivos. Os relatórios auxiliam os alunos a desenvolverem habilidades técnico-científicas e o trabalho em equipe.


CONTEÚDO CURRICULAR

O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da UNICEP tem seus conteúdos curriculares fundamentados na Resolução CNE/CES nº 007 de 11 de março de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas. Está estruturado de forma a contemplar:

I - Conteúdos básicos, que englobam conhecimentos biológicos e das áreas das ciências exatas, da terra e humanas, tendo a evolução como eixo integrador:

BIOLOGIA CELULAR, MOLECULAR E EVOLUÇÃO: Visão ampla da organização e interações biológicas, construída a partir do estudo da estrutura molecular e celular, função e mecanismos fisiológicos da regulação em modelos eucariontes, procariontes e de partículas virais, fundamentados pela informação bioquímica, biofísica, genética e imunológica. Compreensão dos mecanismos de transmissão da informação genética, em nível molecular, celular e evolutivo.

DIVERSIDADE BIOLÓGICA: Conhecimento da classificação, filogenia, organização, biogeografia, etologia, fisiologia e estratégias adaptativas morfo-funcionais dos seres vivos.

ECOLOGIA: Relações entre os seres vivos e destes com o ambiente ao longo do tempo geológico. Conhecimento da dinâmica das populações, comunidades e ecossistemas, da conservação e manejo da fauna e flora e da relação saúde, educação e ambiente.

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: Conhecimentos matemáticos, físicos, químicos, estatísticos, geológicos e outros fundamentais para o entendimento dos processos e padrões biológicos.

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIAIS: Reflexão e discussão dos aspectos éticos e legais relacionados ao exercício profissional. Conhecimentos básicos de: História, Filosofia e Metodologia da Ciência, Sociologia e Antropologia, para dar suporte à sua atuação profissional na sociedade, com a consciência de seu papel na formação de cidadãos.

II - Conteúdos específicos:

Possibilitam orientações diferenciadas, nas várias sub-áreas das Ciências Biológicas, tendo como maior ênfase o estudo do meio ambiente e da biodiversidade.

III – Estágios e atividades complementares

O estágio curricular é atividade obrigatória e supervisionada a partir do 6º período do curso, contabilizando horas e créditos. O Estágio deverá ser desenvolvido em uma das áreas da Biologia pretendida pelo aluno e será concluído através da apresentação pelo aluno de uma monografia como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) referente ao estágio, ao final do último período do curso. As atividades complementares são estimuladas como estratégias didáticas para garantir a interação teoria-prática, tais como: monitoria, iniciação científica, apresentação de trabalhos em congressos e seminários, iniciação à docência, cursos e atividades de extensão, estágios extracurriculares. Tais atividades constituem créditos para efeito de integralização curricular.


VISITAS TÉCNICAS

As visitas técnicas são programadas no âmbito de cada disciplina ou são atividades que envolvem a participação de todos os alunos do curso. Estão de acordo com o programa pedagógico e procuram apresentar ao aluno situações onde se exige a formação profissional em áreas específicas das Ciências Biológicas. São locais habitualmente visitados nessas oportunidades: exposições, feiras, ecossistemas diversos, como cerrado, áreas de preservação permanente, nascentes, mananciais, aterro sanitário, etc.

DEPOIMENTOS

Depoimentos de ex-alunos do Curso de Ciências Biológicas

Cursar biologia foi a realização de um sonho. O curso me proporcionou a base necessária pra impulsionar minhas escolhas pós formada. Assim como grandes amigos em um ambiente quase familiar. Atualmente sou aluna de doutorado em Ciências no Instituto de Física de São Carlos (USP), Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Orientada por um ex-professor da UNICEP. Dentro desse contexto, tive a oportunidade de conhecer grandes centros de pesquisa no mundo como o Diamond Light Source na Inglaterra e participar de grandes congressos internacionais no Hawaii e Argentina, por exemplo. Me lembro do curso de Biologia com muito carinho e tenho certeza que foi a melhor decisão da minha vida. Abraços.

Larissa Romanello (Turma 2005)

 

O curso na UNICEP foi muito importante para mim. Acredito que o esforço pessoal é indispensável para o sucesso, porém devido ao curso de Ciências Biológicas consegui aproveitar todo meu esforço. Aprendi muito com os docentes, dos quais muitos se tornaram meus amigos. O curso foi bom pra mim desde o início, consegui estágios nos quais fui sempre muito bem recebido (Laboratório Pasteur e Embrapa), obtendo as seguintes bolsas de estudo: uma de treinamento técnico, uma de Iniciação Científica (IC) e posteriormente outra de IC pela UNICEP, na qual foquei no estudo dos mamíferos. Depois que me formei consegui emprego na Raizen uma empresa de grande porte da região. Porém, a fim de ingressar na área acadêmica participei do processo seletivo para o mestrado. Acho importante destacar que fui o primeiro colocado no processo seletivo e sei que o curso de Ciências Biológicas foi essencial para esta conquista e para minha formação. Atualmente, sou aluno de mestrado do Programa de Pós Graduação em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar, no qual continuo me especializando no estudo dos Mamíferos. Desejo ingressar no doutorado, uma vez que quero muito seguir carreira acadêmica.

Willian Alexandre Ferreira Dias (Turma 2008)

 

Bem, o curso de Biologia foi fundamental para as minhas escolhas de pós-graduação (e espero que tenha feito a opção certa). Apesar de ser um curso amplo, e existirem muitas áreas de interesse, acredito que nossas aptidões e interesses se manifestam na sala de aula, durante as disciplinas ministradas e o envolvimento com que cada professor nos mostra as aplicações destas disciplinas. Além das aulas, a oportunidade dos estágios foi muito importante, pois é através deles que nos conhecemos como pesquisadores ou trabalhadores da área, e nossa aptidão para aprofundar nossos conhecimentos e até mesmo para saber se queremos seguir nesta área ou escolher uma nova.

Eu fui aprovada no mestrado na USP - Depto de Física Biomolecular e na Unicamp - Clínica Médica - Medicina. Acabei me decidindo em ir pra Campinas. Então vou residir em Campinas e estou matriculada no programa de pós da Medicina - Clínica Médica. O título do meu projeto é: Montagem de um sistema de expressão e purificação heteróloga do fator de transcrição induzido por hipóxia HIF-1 humano visando estudos estruturais e bioquímicos. Neste projeto vou trabalhar com biologia molecular e bioquímica, aplicada a medicina, pois a área de atuação deste grupo que farei parte é sobre metabolismo de câncer. O meu pedido de bolsa também foi aprovado - Fapesp.

Angela Maria Fala (Turma 2006).

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O estágio curricular, atividade essencial à formação do bacharel em Ciências Biológicas, supõe uma relação entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário. É também um momento para se verificar e provar em si e no outro, a realização das competências para a prática profissional exigíveis dos formandos.

O Estágio permite ao aluno, por meio da vivência profissional, o aperfeiçoamento do método científico, que vem sendo desenvolvido desde o início do curso. É um período de permanência, absorção, elaboração e reelaboração do conhecimento em ambiente real de trabalho, onde o aluno passa por desafios nos aspectos técnicos, culturais, científicos, éticos e humanos da profissão de biólogo. O estágio possibilita ao estagiário a complementação da articulação entre a teoria e a prática profissional por meio de diversas atividades passíveis de serem desenvolvidas. Tais atividades resumem-se em revisões bibliográficas, montagem de laboratórios e coleções, auxílio e participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento de projetos científicos em laboratório ou no campo, ou atividades administrativas na área de Biologia. Os estágios são realizados em horários distintos dos horários das aulas. O estágio deverá ser realizado do início do sexto ao final do oitavo período do curso. È obrigatório o cumprimento de um total de 387 horas devidamente comprovadas, a serem cumpridas no local de estágio e 110 horas de atividades presenciais relativas ao estágio e trabalho de conclusão de curso (orientações, elaboração de projetos, relatórios, apresentações orais, discussões, leituras de artigos), em sala de aula, coordenadas pelo professor supervisor da disciplina Estágio em Ciências Biológicas.

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

De acordo com as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas definidas pela Resolução CNE/CES nº 007 de 11 de março de 2002, “além do estágio curricular uma série de outras atividades complementares deve ser estimulada como estratégia didática para garantir a interação teoria-prática, tais como: monitoria, iniciação científica, apresentação de trabalhos em congressos e seminários, iniciação à docência, cursos e atividades de extensão, estágios extracurriculares, etc. Tais atividades poderão constituir créditos para efeito de integralização curricular, devendo as Instituições de Ensino Superior criar mecanismos de avaliação das mesmas”.

O Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da UNICEP define a obrigatoriedade do cumprimento de 100 horas de Atividades complementares durante o curso. Tais atividades deverão ser desenvolvidas de forma não presencial e apresentadas ao professor coordenador de atividades, devidamente certificadas.

Das atividades complementares desenvolvidas pelos alunos, merece destaque o estágio extracurricular pela grande aceitação dos alunos do Curso de Ciências Biológicas junto as Instituições parceiras ofertantes dos estágios. A UNICEP mantém convênio com mais de 500 parceiros entre eles empresas, institutos e instituições e a cada dia vem ampliando parcerias.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO - TCC

Você também pode!

Programa do MEC destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação, regularmente matriculados em instituições particulares cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. *Exceto Curso de Odontologia.

Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais, a estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. *Exceto Curso de Odontologia.

Programa do Governo do Estado de São Paulo, que concede bolsa integral a alunos matriculados nas IES em troca de trabalho nas escolas estaduais aos finais de semana. *Exceto Curso de Odontologia.

O programa visa a apoiar os alunos que apresentam carência sócio-econômica e disponibilidade para prestar serviços em diversos setores da instituição. O aluno recebe uma bolsa estudo/estágio na UNICEP, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas. O termo de compromisso é válido por seis meses, podendo ser renovado de acordo com a indicação e/ou solicitação do setor assistido. *Exceto Curso de Odontologia.

Desconto concedido a alunos com um ou mais irmãos ou parentes de 1º Grau ou cônjuges, matriculados na Instituição, desde que o pagamento da mensalidade seja efetuado até a data do vencimento. *Exceto Curso de Odontologia.

Seleção por meio de prova elaborada por professor da área. O aluno com o melhor aproveitamento na prova é selecionado para dar monitoria na disciplina, cumprindo uma carga horária de 10 horas semanais. (Exigência: o aluno deve ter cursado e sido aprovado na disciplina). *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP mantém convênio com várias empresas e órgãos públicos da região com intuito de beneficiar os colaboradores e funcionários de tais instituições concedendo descontos nas mensalidades. Consulte-nos para saber se a empresa ou órgão público em que trabalha possui convênio conosco e aproveite esta oportunidade. *Exceto Curso de Odontologia.

TRANSFERÊNCIA: Você que está estudando em outra instituição de ensino superior e está em dia com suas mensalidades, tem a possibilidade de transferir seu curso para UNICEP pagando o mesmo valor que está pagando na outra IES ou obter desconto de até 30% nas mensalidades. (sujeito à análise de vagas, documentação acadêmica e comprovação do valor da mensalidade). *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP concede bolsas parciais de 50% de desconto para alunos graduados em universidades públicas e para egressos da própria UNICEP e, de 30% para egressos de outras instituições de ensino superior privadas, que desejarem cursar sua 2ª graduação conosco. (Válidos para ingressantes em 2017). *Exceto Curso de Odontologia.

Será concedido automaticamente desconto nas mensalidades até o final do curso para os alunos que se matricularem em cursos superiores relacionados pela UNICEP no início de cada ano, de acordo com demandas específicas. Caso tenha interesse, entre em contato conosco e obtenha a relação dos cursos e descontos previstos. *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP concede desconto de até 40% para alunos que participam de competições esportivas, de âmbito nacional, profissionalmente (Federados - mediante comprovação). *Exceto Curso de Odontologia.

 

SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE


Esgotadas todas as possibilidades citadas acima, o SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE, após receber as solicitações de desconto, considerando a carência econômica e o desempenho acadêmico do aluno realiza uma análise e apresenta parecer para a Mantenedora, que poderá conceder descontos no valor da mensalidade de até 30%. Semestralmente a UNICEP fixará edital com a quantidade de bolsas parciais a serem concedidas, de acordo com os cursos e turmas em andamento, bem como cronograma estabelecido para o processo de concessão.
Para renovação do benefício o aluno não poderá ter qualquer dependência acadêmica.

OBS.: Os benefícios não são cumulativos. Preponderará o maior desconto.

Para mais informações:

Setor de Relacionamento Discente
Telefone: (16) 3362-2111 ramal 2118
Secretaria