A Farmácia Escola do UNICEP é um estabelecimento comercial e acadêmico e tem por finalidade oferecer as condições de estágio e treinamento aos acadêmicos do Curso de Farmácia, bem como o atendimento e prestação de serviços à população de São Carlos, oferecendo à comunidade medicamentos de qualidade e de baixo custo. A Farmácia Escola oferece, aos alunos do Curso, estágio nas três modalidades mais importantes para o farmacêutico generalista, tais como drogaria, manipulação e homeopatia.
A Farmácia Escola é um estabelecimento que se fundamenta em estender os conhecimentos teórico-práticos que os alunos recebem durante o Curso e associar estes com o trabalho e ajuda para a comunidade. Ela conta com a presença de profissionais farmacêuticos (técnico-responsável) e de professores qualificados a dar instruções quanto à atenção farmacêutica, economia, normas técnicas, ética, manipulação de medicamentos e insumos.
Na drogaria, onde são comercializados medicamentos e correlatos, realiza-se a atenção primária à saúde (preconizada pela Organização Mundial da Saúde) onde a população tem contato com profissionais especializados recebendo orientações sobre normas sanitárias básicas, uso correto e racional de medicamentos, contribuindo, assim, para um melhor funcionamento no sistema de saúde em geral.
A Farmácia Escola é um diferencial do Curso de Farmácia da UNICEP, e tem por finalidade levar aos alunos um modelo de atenção e assistência farmacêutica nas áreas de alopatia, homeopatia e cosméticos, atuando desde a produção até a dispensação dos medicamentos. Quase todos os estudantes de Farmácia atuam como estagiários da Farmácia Escola e, aprendem, na prática, a manipular e dispensar medicamentos, a orientar os pacientes sobre as reações medicamentosas e acompanhar casos clínicos, enfatizando o papel do farmacêutico na sociedade.
Alguns professores do curso de farmácia participam de atividades que são necessárias para o bom andamento do setor, orientando os alunos em relação ao procedimento de atenção farmacêutica, interações medicamentosas, manipulação das diversas formas farmacêuticas e, ainda, na elaboração de trabalhos para que haja maior atividade e interação dos alunos com o estágio e objetivos propostos.
A atenção farmacêutica é um modelo de prática farmacêutica que enfoca não apenas o medicamento, mas também é um serviço voltado ao paciente, como uma forma responsável de promover a farmacoterapia, sempre considerando as possibilidades de uma melhor qualidade de vida dos pacientes, estabelecendo uma relação farmacêutico-paciente baseada na realização da função de controle do uso correto e racional dos medicamentos, apoiando-se no monitoramento e buscando o maior interesse e adesão do paciente ao tratamento.