Requisitos de Acreditação Hospitalar - Manual ONA:2018

Calendário de aulas:

• Maio de 2022

Modalidade de oferta: Live - aula ao vivo por webconferência

Os cursos de curta duração são uma boa oportunidade para que os profissionais se mantenham atualizados ou se preparem para lidar com novas funções. Trata-se de opções para profissionais que almejam um upgrade no currículo. Um dos motivos desse formato ser tão popular entre aqueles que querem se atualizar é sua carga horária condensada, que permite a conciliação com uma rotina de trabalho, porém, não podem ser confundidos com um curso de formação profissional nem com um de pós-graduação, já que o tempo de duração não permite que a carga horária comtemple uma gama completa de conteúdo exigido em um curso de graduação, por exemplo.

Também chamamos de curso de atualização por trazerem novas perspectivas e ideias, podem preparar o aluno para lidar com novas funções ou redirecionamentos de carreira. Outro benefício é a ampliação de sua rede de contatos permitindo o aumento de seu networking.

Com duração que pode variar de algumas horas até alguns meses, este tipo de curso pode ser uma boa opção para quem quer se atualizar, mas ainda tem dúvidas se deve investir em um curso com maior tempo de dedicação, como nos casos das especializações lato sensu.

Com um mercado competitivo e exigente, o mundo corporativo demanda competências emocionais, comportamentais e de liderança, além dos conhecimentos técnicos inerentes à profissão, o que chamamos de soft ou deep skills.

Objetivos e Justificativa

A Acreditação Hospitalar é fundamental nas organizações de saúde para promover e incentivar a melhora constante dos seus procedimentos e processos. A qualidade se torna parte natural da cultura da instituição, promovendo o bem estar dos pacientes, melhorando o trabalho em equipe dos colaboradores, agilizando a gestão de riscos e criando um ambiente de trabalho agradável.

A importância da Acreditação Hospitalar se deve ao fato de que a qualidade é essencial para os serviços de saúde. Por isso, é fundamental a presença de um método, que oferece diagnósticos objetivos e visa a melhoria contínua.

Como objetivos do curso destacam-se:

• Entender os princípios da acreditação hospitalar;
  • Conhecer as seções do manual e seus principais requisitos.

Público-alvo

• Profissionais de mercado que tenham interesse em conhecer e implementar os requisitos do manual nas organizações de saúde;
  • Alunos egressos;
  • Corpo discente.

Organização Didático-pedagógica

Conteúdo Programático:

• Princípios da Acreditação ONA;
  • Seções do Manual ONA 2018;
  • Principais requisitos do Manual ONA 2018.

Metodologia:

Aulas teóricas com formulação de exercícios práticos através de cases em empresas e situações problemas a serem resolvidos.

Formas de Avaliação:

A atividade avaliativa será em trabalhos realizados por equipes – discussão e aplicação de requisitos.

Bibliografia:

Organização Nacional de Acreditação. Manual Brasileiro de Acreditação - Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde – São Paulo, 2018.

Coordenação

Edilene Regina Simioli: administradora, mestre em Engenharia da Produção, coordenadora da pós-graduação do Centro Universitário de Votuporanga. Consultora na área da Qualidade, especializada em certificações ONA – Organização Nacional de Acreditação – para área da Saúde, ISO 9001 e certificações compulsórias. Possui 20 anos de experiência em implementação de programas da qualidade. Também atua no desenvolvimento de pessoas, ministrando treinamentos para a área de Equipes e Lideranças.

• Valor do curso para os alunos UNICEP: R$ 210,00
  • Valor do curso para profissionais: R$ 290,00