A Técnica do Croqui e da Aquarela na Composição da Imagem

Objetivos

O curso tem como finalidade oferecer de maneira prática algumas técnicas do desenho à mão e de observação mediadas pela linguagem do croqui e da pintura aquarela. Desta forma, proporcionar ferramentas cognitivas gráficas e pictóricas na elaboração da imagem. Abordaremos nesse primeiro momento um nível básico em ambas as linguagens.

Justificativa

O curso ofertará técnicas básicas do desenho à mão e de observação na área do croqui e da aquarela com o intuito de propor ferramentas úteis para a elaboração de registros visuais. A apropriação destas linguagens pode estimular o pensamento visual e a habilidade manual, assim como a construção de um repertório imagético proporcionando instrumentos para a criação. O croqui é um estilo gráfico e plástico que permite a elaboração de desenhos rápidos, registrando os primeiros traços de uma ideia ou projeto, funciona como uma ‘anotação visual’. Por último, é importante pontuar que apesar do curso estar formulado a partir dessas duas linguagens não será necessário que os participantes tenham algum conhecimento prévio nessas áreas, porque a nossa intenção, nesse primeiro momento é iniciar em um nível básico.

Estudantes de arquitetura, publicidade, design e interessados.

Conteúdo Programático

Módulo 1 – Conceitos e técnicas básicas do desenho à mão; desenho de observação, e desenho de croqui.  Os elementos visuais – linha, superfície, volume, luz/sombra e cor (Fayga Ostrower); a percepção da imagem – figura e fundo; forma positiva e espaço negativo (Betty Edwards); método Charles Bargue – simplificação formal.

Módulo 2 –  Introdução a aquarela: principais características da tinta, técnicas variadas (seco no seco; seco no molhado, molhado no seco e molhado no molhado). Introdução ao estudo da cor (método de combinações e aplicação).  Círculo cromático das primárias, secundárias e terciárias.

Módulo 3 – A representação do espaço: características bidimensionais – figura e fundo; croqui de fachadas; perspectiva de sobreposição; dimensional; vertical.

Módulo 4 – A representação tridimensional - perspectiva com um ponto de fuga.

Módulo 5 – A representação tridimensional - perspectiva com dois pontos de fuga.

Módulo 6 – Croqui do elemento de cena – vegetação.  Perspectiva atmosférica aproximação e afastamento.

Módulo 7 – Croqui do elemento de cena – figura humana: construção simplificada do esqueleto e relevo muscular; proporção, articulações e movimentos.

Módulo 8 – Croqui dos elementos de cena – carros, motocicleta, bicicleta, animais etc.

Referencial Bibliográfico

ARNHEIN, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo, Pioneira, 2002.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos e novos tempos. São Paulo, Perspectiva, 2009.

BARGUE, Charles. Curso de desenho Charles Bargue. São Paulo: Criativo, 2014.

EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

GOMBRICH, Ernst Hans. A história da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

OSTROWER, Fayga. Universos da arte. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: vozes, 2014.

PEDROSA, Israel. Da cor a cor inexistente. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.

Professor Responsável

Gilmara M. Feliciano

18 de abril de 2020

Horário das aulas

Dias 18 e 25/04, 09, 16 e 23/05

Das 14h30 às 18h30

Alunos e Conveniados UNICEP | R$ 175,00
Ex-alunos UNICEP | R$ 245,00
Público externo | R$ 350,00
Os valores podem ser parcelados em até 04 (quatro) vezes no cartão de crédito.

Materiais necessários de responsabilidade dos participanstes

• Pincéis macios redondos (marca tigre linha 266 ponei): Nº 0; Nº 2; Nº 4; Nº 8; Nº 12; Nº 16;
  • Lápis grafite comum ou lapiseira;
  • Lápis técnico 2B ou 6B;
  • Borracha;
  • Caneta hidrográfica preta ou caneta nanquim Nº 03;
  • Bandeja de isopor, será usada como paleta, (2 unidades por participante).

Diretoria de Pós-Graduação e Cursos de Extensão - UNICEP
Rua Miguel Petroni, 5111 – Jardim Centenário – São Carlos – SP – CEP: 13563-470
Telefax: (16) 3362-2111
Telefone direto: (16) 3362-2109
e-mail: posgraduacao@unicep.com.br

DESCONTOS

Corporativo: Desconto de 30% para empresas parceiras/conveniadas;

Desconto de 30% para ex-alunos da Instituição – UNICEP/ASSER (comprovar no ato da inscrição);

Convênios:

• Ruscito
  • Toalhas São Carlos
  • Wama
  • Associação dos Engenheiros (AEASC)
  • Bandeirantes
  • Biovital
  • Casale
  • Centrovias
  • Crediguaçu/SICOOB
  • Ecovital
  • Farmácia do Rosário
  • Vydence medical
  • Seguradora Mapfre
  • Sincomerciários
  • Sintufscar
  • SAAE
  • Ambar
  • Mapfre
  • Acisc
  • Grupo Boni Pneus
  • FRIOMAC

Família UNICEP: Descontos para professores e funcionários da UNICEP / ASSER.

Outros Casos: Caso o interessado não se enquadre nas categorias de descontos acima e deseja solicitar o desconto, deverá:
realizar a inscrição e anexar requerimento de solicitação de desconto justificando ou especificando os motivos da necessidade do desconto, e comprovante de renda, estipulando o valor pretendido em porcentagem. Esta solicitação será realizada somente na ocasião da inscrição.

Obs: Os descontos propostos em cada item não são acumulativos.

FALE COM A EXTENSÃO

Diretoria de Pós-Graduação e Cursos de Extensão - UNICEP