Ensino | Técnico |
Modalidade | Presencial |
Carga Horária | 1600 horas |
Período | Noturno |
Vagas | 60 alunos |
A Enfermagem é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde. O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na intersecção entre a filosofia, que responde à grande questão existencial do homem, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa e a ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana e evolução das sociedades.
O técnico em enfermagem é o profissional que atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde- doença.
Colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias. Desenvolve ações de educação para o autocuidado, bem como de segurança no trabalho e de biossegurança nas ações de enfermagem. Promove ações de orientação e preparo do paciente/cliente para exames. Executa técnicas de mensuração antropométrica e sinais vitais. Realiza procedimentos e cuidados de enfermagem nos períodos prés, trans e pós- operatórios. Realiza procedimentos técnicos de curativos, injeção parenterais, vacinação, nebulização, banho de leito, dentre outros.
O mercado de trabalho para o Técnico em Enfermagem é amplo e vem crescendo nos últimos anos. O Técnico em Enfermagem é habilitado para atuar em diversos locais como: clínicas médicas, ambulatórios, consultórios médicos, geriatria, postos de saúde, laboratórios de análises clínicas e hospitais em geral, além de Home Care (Enfermagem Domiciliar), em indústrias, escolas, creches, etc.
O campo de atuação é amplo para os profissionais da enfermagem. Segundo o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde, dos 6.750 hospitais no Brasil, 4.612 são privados. Diante disso, os principais empregadores dos enfermeiros são os hospitais particulares.
As áreas que mais empregam atualmente são dermatologia, oncologia e geriatria. A expansão do Programa Saúde da Família (PSF) também favorece o mercado de trabalho para os profissionais da enfermagem, pois cada equipe do programa tem de contar com, no mínimo, um profissional da área.
Por todas essas razões se justifica a implantação do curso Técnico em Enfermagem.
Diante deste contexto e com o mercado de trabalho cada dia mais exigente e competitivo, exige-se um plano curricular atualizado, flexível, ousado, questionador e empreendedor, preocupado não só com o ensino aprendizagem, mas também com atitudes, valores, comportamento e ética.
O curso TÉCNICO EM ENFERMAGEM proposto pelo Centro Universitário Central Paulista vem atender às necessidades da formação de mão de obra por entender que estará contribuindo para a elevação da qualidade dos serviços prestados à sociedade, formando o profissional, através de um processo de apropriação e de produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico da região.
Profa. Dra. Úrsula Westin
Escolaridade mínima: Poderão matricular-se para o curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem, candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente.
Para mais informações consulte o edital.
Para saber mais sobre o curso e fazer sua matrícula, entre em contato com o Relacionamento UNICEP.
Rua Miguel Petroni, 5111 – Jardim Centenário – São Carlos – SP – CEP: 13563-470
Fone:16 3362-2111 | Whatsapp: (16)99608-3111
email: relacionamento@unicep.com.br
HORÁRIO DE ATENDIMENTO DO RELACIONAMENTO
Segunda à sexta: 08:00 às 22:00