DADOS DO CURSO



Dados Legais

O Curso foi autorizado a iniciar suas atividades pela PORTARIA SERES Nº 729, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014, publicada em Diário Oficial em 28 de novembro de 2014, com um total de 450 vagas (totais anuais). O Curso tem, no mínimo, a duração 4 anos para conclusão e, no máximo, de 8 anos.


Dados Gerais

O curso foi estruturado tendo como base a Resolução CNE/CP n° 1, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia.

As Diretrizes aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. (Artigo 2º da RESOLUÇÃO CNE/CP n° 1, de 15 de maio de 2006).

A formação habilita para atuar no ensino, na organização de sistemas, unidades, projetos educacionais e na pesquisa, produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação, tendo a docência como base indispensável de sua formação e identidade profissional. A dedicação e o estudo constante fazem parte da vida de sua formação profissional, tão requisitado no mundo contemporâneo, que pode decidir por trabalhar em empresas particulares das mais diversas áreas ou, ainda, entrar para as carreiras públicas, mediante concurso.


Estrutura Curricular

Grade Vigente do Curso


COORDENAÇÃO



O curso de Licenciatura em Pedagogia é atualmente coordenado pela professora Maria Cristina Braga Tagliavini Licenciada em Pedagogia, pela UFSCar, Bacharel em Direito, pela FADISC, Mestrado em Educação pela UFSCar e Doutoranda em Educação pela UNICAMP.


CAMPO DE ATUAÇÃO



A formação do Pedagogo não se restringe às necessidades imediatas do mercado de trabalho, embora não possa desconsiderá-las. A preocupação básica inclui e supera a qualificação técnica, e afirma como núcleo central a apropriação/construção de um referencial teórico-prático vigoroso, cientificamente consistente, que possibilite ao futuro profissional atuar com competência na docência e na gestão do trabalho educacional.

O campo de atuação do licenciado em Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões:

  • Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na área de serviços e apoio escolar, e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos;

  • Gestão educacional, numa perspectiva democrática, que compreenda a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando o planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias da Educação e de projetos e experiências educativas não-escolares; análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;

  • Pesquisa, através da produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.



COMPETÊNCIAS



  • lidar com modelos de gestão inovadores;

  • comportar-se de modo flexível, com vistas a resolver problemas e desafios pedagógicos;

  • atuar com base no ordenamento de atividades e programas, com vistas a selecionar estratégias adequadas de ação, visando a atender interesses interpessoais e institucionais;

  • articular a atividade educacional nas diferentes formas de gestão, na organização do trabalho pedagógico, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas;

  • elaborar projeto pedagógico, sintetizando as atividades de ensino e gestão, caracterizadas por categorias comuns como: planejamento, organização, coordenação e avaliação e por valores comuns como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;

  • identificar mudanças contextuais e antecipar-se às mesmas, através da proposição e implementação de projetos;

  • descrever processos de construção do conhecimento no indivíduo, inserido em seu contexto social e cultural.

  • estabelecer relações de parceria e colaboração com a comunidade externa à escola e, de modo especial, com os pais dos alunos, a fim de promover sua participação na comunidade escolar e uma comunicação fluente entre eles e a escola;

  • articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;

  • identificar processos de ensino e aprendizagem que ocorrem em ambiente escolar e não escolar, e de suas relações com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino e atuação sobre ele;

  • atuar como gestor em parceria com os demais membros da equipe pedagógica que compõem a instituição (escolar ou não-escolar) nas situações de ensino e de aprendizagem;

  • promover ações educativas em instituições de ensino público ou privado, organizações não governamentais e/ou empresas;

  • lidar adequadamente com os novos recursos tecnológicos à disposição da educação atualmente: recursos de informática, softwares, tecnologia audiovisual presencial e para ensino a distância;

  • valorizar o diálogo, a participação e o espírito de mudança comportamental contínuas;

  • criar condições para que os educandos possam conquistar autonomia, desenvolver a inteligência, a afetividade, o julgamento moral e a responsabilidade social e, desta maneira, poderem se integrar efetivamente à comunidade;

  • superar a ação autoritária na educação, valorizando a afetividade;

  • expressar-se adequadamente através da linguagem escrita formal;

  • comunicar-se verbalmente de forma clara e objetiva;

  • compreender e valorizar as diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e sua função na produção do conhecimento;

  • compreender e interpretar de modo integrado, sistêmico e estratégico o fenômeno e as práticas educativas no âmbito sócio-político-econômico-cultural no qual os mesmos encontram-se inseridos;

  • raciocinar de maneira lógica, crítica e analítica;

  • estabelecer relações formais e causais entre fenômenos;

  • interagir de modo criativo e original face aos diferentes contextos educacionais e sociais, visando superar a exclusão;

  • conhecer o contexto histórico-institucional no qual e para o qual atua;

  • assumir uma ética de atuação profissional e com a organização democrática da vida em sociedade;

  • utilizar os conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política e social brasileira, para compreender o contexto e as relações em que está inserida a prática educativa.



MERCADO DE TRABALHO



O campo de atuação do licenciado em Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões:

Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na área de serviços e apoio escolar, e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos;

Gestão educacional, numa perspectiva democrática, que compreenda a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando o planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias da Educação e de projetos e experiências educativas não-escolares; análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;

Produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

O Curso de Pedagogia do Centro Universitário Central Paulista, com o trabalho de um corpo docente competente e ético, com um currículo estruturado e atualizado, vem formando, há mais de duas décadas, profissionais, que hoje se destacam no mercado de trabalho da cidade e da região, quer como professores, pesquisadores, gestores, supervisores etc.


PERFIL PROFISSIONAL



O processo de formação do profissional do curso de Licenciatura em Pedagogia deverá se circunscrever em torno da problemática pedagógica e do conhecimento da escola como uma organização complexa que tem a função social e formativa. A formação do licenciado em Pedagogia fundamenta-se no trabalho pedagógico realizado em espaços escolares e não-escolares, que têm a docência como base.


O perfil pretendido refere-se a um profissional que se caracterize por:

  • Atuar na docência na Educação Infantil;

  • Atuar na docência das séries iniciais do Ensino Fundamental;

  • Planejar ações educativas;

  • Implementar projetos sócio-educativos;

  • Integrar equipes multidisciplinares, visando o desenvolvimento de ações educacionais;

  • Analisar e planejar projetos que atinjam crianças, jovens ou adultos;

  • Promover avaliações individuais e institucionais;

  • Atuar como educador em espaços escolares e não-escolares;

  • Intervir em contextos diversificados promovendo ações educativas não-formais e informais;

  • Atuar com indivíduos de diferentes faixas etárias e características sócio-econômico-culturais e de desenvolvimento;

  • Identificar pressupostos político-filosóficos em projetos pedagógicos que ocorrem nas instituições escolares e não-escolares.





NOTÍCIAS

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