Mantenedora Instituição Expediente Webmail FTP Ouvidoria
 
 
 
 
Vestibular
 
 
 
   
 
Programas de Extensão
 
     
     
 
Quem Somos
 

Os projetos de extensão comunitária, como uma das atividades do Centro Universitário Central Paulista - PROEX / UNICEP desenvolvem-se desde 1995 e visam proporcionar a possibilidade de um maior contato entre o saber acadêmico e o saber popular, direcionando para reflexões sobre novas formas de pensar, sentir e agir. É a partir dessa prática reflexiva, que há o fortalecimento do processo - ensino e aprendizagem. A partir dos projetos de extensão é que os docentes repensam suas atividades (ação - reflexão - ação) aprimorando com isso seus conhecimentos e metodologias, o que lhes dá a possibilidade de identificar e experimentar mecanismos capazes de redefinir a prática pedagógica. Através da articulação teoria e prática e da intervenção de profissionais articulados com uma demanda social identificada, é que se realiza o diálogo entre o conhecimento, a produção científica e o contexto histórico social em que os participantes estão inseridos. É nessa perspectiva de contribuição para a superação de problemas é que a comunidade passa a ter uma nova visão de sociedade e de mundo. Dessa forma, observa-se a mudança de paradigma, e, além disso, há a criação de oportunidades para que tanto estudantes quanto professores discutam e socializem o conhecimento. Outro aspecto importante em relação à intervenção nas comunidades é a identificação de problemas para o qual se buscará articular soluções ou novos encaminhamentos, que são compreendidas de forma dinâmica viabilizando a interdisciplinaridade e o trabalho coletivo.

A Diretoria de Programas de Extensão e Atividades Práticas é o órgão responsável pela coordenação das atividades e política de extensão. Os programas de extensão e atividades práticas vinculadas ao diversos cursos mantidos pela Unicep são enviados pelos coordenadores e professores à Diretoria de Programas de Extensão e Atividades Práticas em formulário próprio, semestralmente os quais são analisados junto a Direção Geral e Mantenedores. Os Programas semestrais e/ou anuais são vinculados as áreas sociais, culturais e saúde e são desenvolvidos através de ações comunitárias.

Sistemática de Avaliação das atividades de extensão desenvolvidas pela Unicep Semestralmente são enviados pelos professores responsáveis pelo desenvolvimento dos programas, relatórios e tabelas, sobre as atividades ocorridas, constando número de participantes da comunidade atendida, número de alunos da instituição envolvidos no respectivo programa bem como descrição das atividades, as quais possuem registros (este material encontra-se devidamente arquivado em pastas para consulta).

Impacto na comunidade e na formação dos estudantes através de relatos pode-se observar o impacto positivo na comunidade onde o projeto é desenvolvido acarretando num impacto positivo nos aspectos: profissional, cultural, social além dos benefícios para a saúde. Pode-se observar também a freqüência aos programas que se mantêm, e para muitos, há lista de espera.

Através da prática os alunos vivenciam o conhecimento adquirido e acumulado em sala de aula, permitindo a criação de oportunidades para que estudantes e professores discutam e socializem esse conhecimento. Deste diálogo é que surge a interação entre o conhecimento, a produção científica e o contexto histórico social, compartilhado no processo transformador, ético e consciente.

 
     
     
     
     
   
     
Portal
CAPES
 
Reúne e disponibiliza a
melhor produção científica.
 
 
 
Canais  
Programas de Extensão
Programas Institucionais
Homenagens e Premiações