CENTRAL DE NOTÍCIAS


13/09/2018

UNICEP oferecerá palestra para preparar o novo estudante ao mercado



Os aprovados no vestibular de julho da UNICEP poderão participar do workshop sobre “Carreira e Empregabilidade”, que será ministrado pelo docente, Prof. Msc. Carlos Eduardo Gatti Petroni, neste sábado (15/09), das 9h às 10h.

O objetivo do workshop, que foi um presente da UNICEP aos alunos novos do segundo semestre, é mostrar um pouco do mercado de trabalho para os estudantes. “Os estudantes precisam perceber que além de conteúdo precisam ter postura e saber qual é o perfil exigido para o profissional. O que é uma profissão hoje, quando falamos muito em tecnologias exponenciais, inteligência artificial, um mundo novo e nós precisamos começar a entender esse mundo novo, como tudo isso nos afeta de uma forma leve, tranquila, sem nos amedrontar. Mas, já perceber o que é o futuro, o que vem por aí, como nós devemos nos preparar para essa nova situação do mundo do trabalho”, explicou Petroni.

E continuou: “Outra coisa fundamental são as competências comportamentais. Não adianta só conteúdo, não adianta só conceito, nós precisamos saber integrar esses conhecimentos e produzir um efeito com eles, gerar um resultado a partir desses conhecimentos. Só assim a gente consegue se destacar no mundo do trabalho e esse é um ponto importantíssimos pra ser trabalhado com os estudantes.”

Segundo o docente, carreira não é só promoção, não é cargo, é desenvolvimento, é movimento: “As pessoas não têm que ficar limitadas ao aspecto remuneração, nós precisamos construir essa remuneração a partir dos resultados que geramos. As pessoas precisam entender esse mecanismo de como as coisas funcionam. Carreira significa encontrar significado para aquilo que eu faço dentro da organização, que eu participo. Isso é extremamente sutil e delicado, mas as pessoas precisam entender que carreira não é uma progressão em cargos, carreira é desenvolvimento, perspectiva, possibilidade de evolução profissional e a evolução não significa necessariamente vagas, cargos, mas sim, um conjunto de elementos.” E completou: “Nesse encontro, eles têm a possibilidade de visualizar, de perceber todas essas sutilezas que o novo mundo do trabalho começa a exigir de cada um de nós”.

Para Petroni, outro ponto importante é que os estudantes possam perceber que a instituição não está só preocupada em transmitir conteúdo, mas de aproximá-los do mercado de trabalho ou de uma profissão: “Que eles possam se aproximar do mundo profissional, até porque eles estão saindo do ensino médio e têm uma visão de estudante e daqui pra frente eles têm que se preocupar com a vida profissional. Por isso esse tema é muito importante, é uma mudança de status de vida para um momento em que já se começa enxergar um certo profissionalismo, uma carreira pela frente.”, concluiu o docente.

De acordo com a Diretora de Graduação da UNICEP, Prof.ª Msc. Maria Cristina, é conhecida a importância de uma formação acadêmica para conseguir um bom emprego: “porém, o que devemos ter em mente, quando pensamos na formação profissional de nossos alunos, é que o conhecimento técnico não é a única coisa que importa. Eles necessitam de diversas outras habilidades, principalmente emocionais e relacionais, para terem um lugar de destaque no mercado de trabalho”.

“Muitas empresas buscam hoje pessoas com conhecimento técnico e comprometidas com as metas e valores. Além disso, é desejável que os profissionais sejam honestos, responsáveis e capazes de tomar decisões. Mas, acima de tudo, que saibam se relacionar com os outros. Os pais e educadores têm uma responsabilidade nesta formação. Ensinar responsabilidade, inteligência emocional e espírito colaborativo deve fazer parte do cotidiano pedagógico e educacional de uma escola”, explicou a Diretora.


SERVIÇO

Workshop “Carreira e Empregabilidade
DATA: 15/09 (sábado)
HORÁRIO: das 9h às 10h.

LOCAL: Anfiteatro B7
INSCRIÇÕES AQUI!

Texto: Ana Lívia Schiavone e Andrea Vergamini de Castro






Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »