CENTRAL DE NOTÍCIAS


11/09/2018

O papel do biólogo e suas atuações foram foco do Simpósio de Biológicas



A UNICEP realizou, de 03 a 06 de setembro, o IX Simpósio Continuado de Ciências Biológicas com o objetivo de mostrar aos estudantes e interessados na área as diversas atuações do profissional biólogo e as amplitudes da profissão.

No primeiro dia, a doutoranda em Biotecnologia da UFSCar, Taís Teo de Barros Alexandrino, ministrou a palestra “Filmes e Revestimentos Comestíveis e Embalagens Inteligentes” e disse que buscou enaltecer a importância de se coletar materiais alternativos às embalagens plásticas convencionais. “A ideia da minha palestra foi exemplificar o papel do biólogo nessa minha pesquisa”, falou.

Ainda, no primeiro dia, o palestrante e doutorando em Físico-Química da USP e colaborador do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia, Thiago Altair, falou sobre “As Origens da Vida na Abordagem Transdisciplinar”. “Apresentei meu projeto de pesquisa feito durante a minha pós-graduação em iniciação científica e mais, especificamente, sobre as origens da vida na terra que, hoje, é uma área nova com um problema complexo e fundamental, cientificamente. Sendo assim, é muito importante compartilhar esse tipo de conteúdo com os estudantes e neste Simpósio, que tem a função de compartilhar ideias e experiências”, disse Altair.

Também foram abordados no IX Simpósio Continuado de Ciências Biológicas da UNICEP, “ Papel do Biólogo nos Zoológicos”, com o biólogo e responsável técnico pelo Parque Ecológico, Dr. Antônio Teixeira Vianna, Francisco Rogério Paschoal; “ O Mergulho como Ferramenta de Trabalho para a Pesquisa”, com o biólogo marinho, cinegrafista, instrutor de ROV (GNOM), Indel Partner, instrutor de mergulho e monitor ambiental da Operadora Nautilus no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos e pesquisador do Projeto Mantas do Brasil, Eric Joelico Comin; “Biologia e Ecologia dos Morcegos”, com o bacharel em Ecologia, mestrando pelo Programa de Zoologia da UNESP, com Pedro Henrique Miguel; “Biologia Forense: A Ciência Contra o Crime”, com o biólogo pela USP,mestre em Ciências, perito judicial e assistente técnico no Tribunal de Justiça de São Paulo, Victor Wilson Botteon; “Ecologia Química: “Buscando conhecer a natureza correlacionando Química e Biologia”, com a doutoranda em Química Orgânica, UFSCar-DQ, Alana Kelyene Pereira e a mesa redonda sobre “ Meio Ambiente e a Sustentabilidade da Era do Consumo”, com o docente da UNICEP e doutor em Ecologia Recursos Naturais/UFSCar, São Carlos /SP), Fabricio Sebastiani Meccheri.

Texto: Andrea Vergamini de Castro






Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »