CENTRAL DE NOTÍCIAS


06/08/2018

“Convite para a Arte” expõe obras de seu idealizador na UNICEP!



O espaço cultural da UNICEP, na Biblioteca, tem o prazer de apresentar a exposição “Fontes de Ilustração na Pesquisa Historiográfica”, do artista plástico Prof. Msc. Hilário Domingues Neto, idealizador do projeto “Convite para a Arte”.

De acordo com Hilário, recurso de comunicação por excelência, a imagem, desde os primórdios da humanidade, das rudimentares inscrições rupestres nas cavernas, aos mais sofisticados recursos da tecnologia digital da modernidade, constitui-se num inventário do tempo e do espaço.

“O registro dos acontecimentos políticos, econômicos e sociais de uma época, de um momento fugaz, que captado e congelado no tempo se expressam na imagem,presta-se à investigação como fonte de informações históricas.Sua utilização como recurso de pesquisa só se completa com a intermediação das fontes escritas que contextualizam o momento e ambiente no qual foi produzida, marcado por um contexto singular que se quer investigar historicamente.”, explicou o docente.

E continuou: “Como toda fonte de pesquisa, precisa ser objeto de criterioso estudo sobre sua autenticidade, a fim de não se correr o risco de obter conclusões equivocadas”.

Esta mostra, é composta por imagens que ilustraram o livro “Navegando o Mogi-Guassu: a agroexportação cafeeira no Oeste Paulista e a formação de um mercado interno regional (1883-1903)”, publicado pela Edunesp, em 2009 e de autoria do artista. “Representa um esforço no trazer ao debate questões metodológicas da pesquisa historiográfica no uso de tais recursos”, contou.

Hilário é Licenciado e Bacharelado em Ciências Sociais e Mestre em Economia (História Econômica) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor da UNICEP. Artista Plástico. Membro da ABPHE (Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica).






Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »