CENTRAL DE NOTÍCIAS


04/07/2018

4ª Semana da Engenharia Agronômica abordou a sustentabilidade



A quarta Semana de Engenharia Agronômica da UNICEP, aconteceu de 25 a 30 de junho, e teve como tema a sustentabilidade na agricultura.

O objetivo do evento, segundo a coordenadora do curso de Engenharia Agronômica, Prof.ª Dr.ª Cristiana de Gaspari Pezzopane, foi apresentar aos estudantes a importância da produção agropecuária associada à adoção de práticas de preservação e respeito aos recursos naturais. “A sustentabilidade está em todos os setores agropecuários, desde o planejamento e implantação de lavouras, até a distribuição e comercialização dos produtos gerados”, disse.

No primeiro dia, o professor da UNICEP, Dr. André Serotini, Diretor de Pós-Graduação, falou da importância do conhecimento e da adoção de medidas para respeitar a legislação ambiental.

No segundo dia, o engenheiro agrônomo, Dr. Valdemar Demétrio, docente aposentado da ESALQ/USP e conselheiro do CREA/SP, falou sobre o “Engenheiro do Futuro”, que deverá aderir às inovações e participar de suas criações.

No terceiro dia, o engenheiro agrônomo e chefe adjunto de pesquisa da Embrapa Pecuária Sudeste, Dr. Alexandre Bernd, discursou sobre o “Manejo Animal e a Sustentabilidade”, abordando as técnicas de manejo que visam a baixa emissão de CO2 e um consequente aumento de produtividade e sustentabilidade na agropecuária.

No quarto dia, a jornalista e editora da revista Cana Online, Luciana Paiva, abordou o tema sobre o mercado de trabalho para os engenheiros agrônomos. Ela explicou sobre a diversidade de áreas de trabalho para a profissão e a necessidade constante de atualização e renovação de conhecimentos desse profissional. “O Brasil é agro e precisa de alimento, energia renovável e produção de forma sustentável e, para isso, o país necessita do profissional engenheiro agrônomo”, salientou ela, reforçando que mesmo após o término da graduação, eles terão que continuar estudando. “Falei também um pouco sobre o que cabe ‘da porteira pra dentro’, ou seja, como aumentar a eficiência do profissional agrônomo, produzindo mais e reduzindo custos de produção, uma vez que somos o terceiro maior produtor do mundo e temos capacidade para ser o primeiro”, disse.

No quinto dia, os estudantes receberam o engenheiro agrônomo, Dr. Paulo Roberto da Rocha Júnior, que apresentou a startup onde trabalha, a Rizoma. Na palestra, foram apresentados os princípios da agricultura regenerativa e orgânica e atual situação dessa vertente no mercado nacional e internacional.

Por último, no sexto dia, o diretor na Aérials Sistemas Aéreos, Lucas Henrique Sarracini, realizou uma palestra no sítio universitário com o tema “O uso de drones na Agricultura” e explicou como deve ser a regulamentação de uso desse equipamento. Após uma apresentação teórica, ocorreu a prática, em que pôde ser observado o equipamento trabalhado para mapear uma propriedade agrícola.

“Ao meu ver, o ciclo de palestras foi bastante rico em informações, o que aguçou o interesse dos estudantes em ir além e aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula”, finalizou a coordenadora.

Texto: Andrea Vergamini de Castro






Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »