CENTRAL DE NOTÍCIAS


16/05/2018

Semaer 2018 reúne mais uma vez UNICEP e IFSP com palestras e visitas



Profissionais e estudantes da região da área de Manutenção de Aeronaves reuniram-se na última semana, de 07 a 12 de maio, na 2ª Semaer, a Semana de Manutenção de Aeoranaves que aconteceu na UNICEP e no IFSP.

O evento abriu com a palestra do Coronel do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea Brasileira (CENIPA), Jocelyn Santos dos Reis, que falou sobre “DirtyDozen e Os Sete Pecados Capitais da Manutenção de Aeronaves”. Segundo ele, sua palestra abordou uma reflexão rápida, focada em prevenção de acidentes com relação aos fatores humanos.

Na terça-feira, os estudantes também receberam na UNICEP, o Capitão da Polícia Militar de Ribeirão Preto - SP, do Grupamento de Rádio Patrulhamento Aéreo, Capitão Joscilênio, que mostrou um pouco da experiência na manutenção aeronáutica e a importância em manter a seguridade do voo. “Considero que esses novos integrantes do meio aeronáutico já estão se inserindo com um conhecimento razoável, pois a matéria é a base para toda operação deles. Por isso, essa semana de aeronaves é muito importante, pois agrega conhecimento trazendo a nossa vivência profissional”, falou o Capitão que deixou uma mensagem para os estudantes: “Não discutam com os manuais e as suas atualizações e fiquem mais envolvidos no papel, além da operação em si”, falou.

O segundo dia de evento contou também com a palestra do ex-aluno da UNICEP, Fábio Renato Rossi do Nascimento, engenheiro de Produção e CEO da Aircraft Propeller Serviços Aeronáuticos. Ele falou sobre “Desafios da Manutenção Aeronáutica no Brasil e Carreira”. “Todos que se formaram com a gente, em 2011, assumiram cargos de coordenadores ou gerentes na área. Isso mostra o que a UNICEP trouxe como bagagem. Foi gratificante estar do outro lado hoje e mostrar aos estudantes sobre a manutenção de aeronaves que atualmente, é algo que não se fala muito no Brasil, mas que necessita sempre de continuidade nos estudos, principalmente o inglês. Esse evento foi uma grande iniciativa também para o setor”, disse.

A Semaer 2018 também contou com as palestras e seus respectivos palestrantes: “Desafios da manutenção de helicópteros no Brasil”, com o Inspetor de Manutenção Aeronáutica José Nilson Gasparini (Pirassununga-SP); “Empreendedorismo no setor Aeronáutico”, com Daniel Diego Milstein Golçalves – Empreendedorismo no setor Aeronáutico, Airtrends Consultoria e Serviços Aeronáuticos (sede em São Carlos – SP); “Experimentos em gravidade zero – Voos parabólicos”, com a Prof.ª Msc. Daiane MiekoIceri; “Desafios na fabricação do cargueiro KC390”, com o Engenheiro José Guilherme da Embraer (Sede em São José dos Campos – SP); “Mercado de Drones no Brasil”, com o Engenheiro Aeronáutico Gabriel, da empresa Xmobots (sede São Carlos – SP) e “Segurança e manutenção de equipamentos de paraquedismo”, com o Sr. Rogério Nacir (Tribo do Céu).

Na sexta-feira (11/05), as palestras aconteceram no IFSP, no Auditório e Hangar Escola e foram apresentados: “Como se sentir seguro em processos seletivos – Empresas Aeronáuticas”, com a Coaching, Adriana de Nadai (Matão – SP), workshops com os grupos TOPUS/USP, ZENITH/USP E GMA/USP e também Simulador/Instrução de voo – Piloto Marilia Tavella (Aeroclube de Bragança Paulista).

O evento foi encerrado com a visita dos participantes, no sábado, ao Grupamento de Rádio Patrulhamento Aéreo da Polícia Militar do Estado de São Paulo no aeroporto de Ribeirão Preto, para apresentação do Helicóptero Águia.

“A Semaer foi fantástica e muito produtiva para nós, futuros mecânicos de aeronaves. Aprendemos e compartilhamos experiências com os melhores”, disse o estudante do 5º período do curso da UNICEP, Felipe Santos.

Texto: Andrea Vergamini de Castro






Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »