Você já sabe fazer um brioche? Confira a receita!

Ter uma alimentação saudável e nutritiva é muito importante, pensando nisso a coordenadora do curso de Nutrição da UNICEP, Valéria Schneider, falou um pouco sobre a importância de colocar na alimentação fontes de alimentos in natura e os minimamente processados.

De acordo com Valéria, quando inserimos esses alimentos na alimentação, diminuímos o consumo de alimentos industrializados. “Outro passo importante é desenvolver habilidades culinárias, assim a gente consegue aumentar a oferta de vitaminas e minerais colocando mais alimentos in natura e os minimamente processados, porque nós estamos preparando o nosso próprio alimento”, explicou a coordenadora. 

Pensando nisso a coordenadora ensinou uma receita: “Eu trouxe uma dica bem legal que é o preparo de um pão, chamado Brioche, nele usamos os alimentos in natura e os minimamente processados”.

Receita:
1 tablete de fermento biológico (15g)
2 e ½ colheres (sopa) de açúcar (50g)
5 xícaras (chá) de farinha de trigo
¾ xícaras (chá) de leite morno
3 ovos médios
1 ½ xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente (90g)
1 colher (chá) de sal (4g)
1 gema para pincelas
Óleo para untar 

Modo de fazer:
Esfarele o fermento biológico fresco em uma tigela e acrescente o açúcar, vá amassando o fermento para misturar com o açúcar com o auxílio de um garfo, ao ficar líquido, adicione o leite morno e a farinha de trigo. Misture bem até ficar sem nenhum grumo. Não bata, apenas misture. Cubra com um pano limpo e deixe descansar por 30 minutos... formando uma espuma, adicione os ovos, a manteiga e o sal. Vá adicionando a farinha de trigo sempre misturando bem, até formar uma massa homogênea. Passe a massa para uma bancada limpa e higienizada e misture com as mãos. Misture bem até desgrudar das mãos. Sove a massa por uns 10 minutos... coloque a massa sovada em uma tigela e cubra com um pano limpo. Deixe descansar até a massa crescer e dobrar de volume. Retire da tigela e coloque novamente na bancada... divida a massa em 3 partes e modele 3 bolinhas. Coloque em uma forma untada com óleo ou manteiga. Deixe crescer novamente. Depois pincele com a gema. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 40 min. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme.

Bom apetite!

Confira o vídeo com o passo a passo da receita no Instagram da UNICEP (@unicepsaocarlos).
 

Texto: Ana Lívia Schiavone  
 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe