Vencedora do 20º CIC é estudante da Medicina Veterinária da UNICEP

Mais de 700 inscritos apresentaram os seus projetos na última quinta-feira (29/11), na UNICEP, no 20º CIC, o Congresso de Iniciação Científica e o 16º CONAPE, o Congresso Nacional de Pesquisadores, que aconteceram na Quadra Poliesportiva (Bloco C8) da instituição.

A estudante do quarto ano do curso de Medicina Veterinária da UNICEP,  Jaqueline Theotônio Baptista de Almeida,
 foi a grande campeã do CIC, com o projeto intitulado “Modelos Matemáticos para Predição da Temperatura Interna de Reprodutores Ovinos com Base no Uso de Termografia por Infravermelho”, cuja orientação foi da docente Maria Carolina Miguel.  “Ganhar o prêmio foi uma surpresa, pois havia muitos outros trabalhos e, ao mesmo tempo, uma grande alegria ter sido contemplada com esta honra.
Este evento proporcionado pela UNICEP é um ótimo incentivo para os alunos, e muito importante na nossa graduação e formação acadêmica”, disse a vencedora.

Jaqueline, ainda, explicou como sucedeu o processo do trabalho que começou em sua iniciação de científica dentro da Embrapa, na área de reprodução animal. “O trabalho visa o conforto térmico dos ovinos, e consequentemente seu bem estar, uma vez que a maioria dos produtores ovinos se encontram na zona intertropical do planeta, de muito calor e umidade. Então, resolvemos criar modelos matemáticos para monitorar estas temperaturas internas, sem a necessidade de contenção física dos animais, o que gera muito estresse. Assim, seria um método prático a ser usado no dia a dia por produtores”, explicou Jaqueline que acreditou neste projeto para o CIC. “
Este prêmio ajudará muito na minha vida acadêmica, já até consta no meu currículo Lattes. É muito gratificante, logo cedo, ter um prêmio de congresso de iniciação científica! Só tenho que agradecer todos que estiveram comigo, aos meus professores que são minha inspiração, minha família que é tudo pra mim, e a instituição de ensino que me proporcionou essa felicidade”, finalizou.

Esta 20ª edição denominada 20º CIC-UNICEP/2018, organizada pelo Centro Integrado de Pesquisa (CENIP) e promovida pelo Centro Universitário Central Paulista, tem por tema "A Essência do Conhecimento”, representando a essência deste evento que é não só divulgar os projetos de iniciação científica, mas também despertar, estimular e promover o interesse pela iniciação científica.

Já a 16ª edição do CONAPE, também organizada pelo Centro Integrado de Pesquisa (CENIP) e promovida pelo Centro Universitário Central Paulista, tem por tema “Quem não busca e faz, não acha!”, representando a essência deste evento que é não, apenas, divulgar os projetos de pesquisa em andamento, mas também estimular e promover a pesquisa científica em todos os aspectos relevantes na construção do conhecimento e da cultura.

De acordo com o diretor Geral da UNICEP e um dos fundadores do CIC e do CONAPE, Dorival Milani, a UNICEP foi a primeira instituição de ensino particular a promover um evento de iniciação científica e que incentivou outras instituições. “A iniciação científica é uma das coisas mais importantes para o estudante que está fazendo graduação. É a oportunidade que eles têm de desenvolverem uma pesquisa inicial e que isso poderá ir mais pra frente, até ele tornar-se um pesquisador.  Além disso, as empresas de hoje em dia buscam pesquisa e elas saem das instituições. Nesse sentido, além das UNICEP, reunimos outras grandes intuições públicas, unindo conhecimento”, reforçou o diretor que se disse muito orgulhoso de ter uma aluna UNICEP vencendo o prêmio.

Premiações

O segundo e terceiro lugar do 20º CIC também foram contemplados por projetos das estudantes do curso de Medicina Veterinária da UNICEP, Pamella Cristini Silva, com o tema “Desenvolvimento de ELISA Indireto Utilizando Proteínas Recombinantes de Babesia Bovis e de Babesia Bigemina” e Gabriela Camillo Muraro, com o tema “Desenvolvimento de Teste Laboratorial Portátil (TLP) para Detecção de Mastite em Vacas”.

Receberam monções honrosas os estudantes Jonatan Brito, do curso de Fisioterapia com o projeto “Comparação de Enxertos Utilizado para Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)”; Maiara Agostinho Silva, do curso de Fisioterapia sobre “Estudo sobre os Core Sets da CIF para a Fisioterapia, as Relações Encontradas entre esses e as Avaliações Utilizadas na Clínica Escola do UNICEP – São Carlos”; Erica Casella Ribas dos Santos, também do curso de Fisioterapia sobre “O Papel da Fisioterapia na Doença de Legg-Calvé-Perthes- Estudo de Caso; Amanda Salles Mineli Florindo, do curso de Medicina Veterinária, com o projeto “Toxocaríase e seu Impacto na Saúde Pública” e Lariane Jeniffer Alves, do curso de Pedagogia com o projeto “Artes e suas Relações com Alfabetização”, todos da UNICEP.

Texto: Andrea Vergamini de Castro