Veja dicas de postura para a utilização do computador com docente da UNICEP

Muitas pessoas trabalham diretamente do computador, em home office ou no escritório, por isso é importante sempre ficar de olho na postura para prevenir incômodos que podem aparecer com o decorrer dos dias em frente à máquina.

Pensando nisso a docente do curso de Fisioterapia da UNICEP, Heloisa Machado Vidotti, deu dicas de postura para a utilização do computador. Essas dicas servem para aliviar a tensão das musculaturas que as vezes ficam muito rígidas, como a do pescoço, ou aquela dor nas pernas, entre outros incômodos.

“Primeiro você precisa se aproximar da mesa onde está o computador, o monitor, o teclado e o mouse. Depois é necessário apoiar o braço na mesa. A postura ideal do braço é: o cotovelo apoiado e que o braço esteja formando um ângulo de 90º.”, explicou Heloisa.

E continuou: “É importante lembrar que o pé precisa estar completamente apoiado no chão. Se você ajustou a altura da cadeira e o pé está no chão, correto, se não, você pode improvisar um apoio para o pé. O ideal é que esse apoio seja grande, mas na improvisação pode ser uma caixa de sapato.”.

Para finalizar: “você deve encostar na mesa, trazer para perto o teclado e o mouse, de frente para o monitor, que deve estar a uma distância de 40 a 50 cm. A altura dos olhos tem que estar paralela a parte de cima do monitor para evitar fazer movimentos com o pescoço, e aí você precisa encostar no encosto da cadeira.”.

De acordo com a docente, essa é a posição mais adequada, que gera menos sobrecarga para as estruturas do corpo. Ela ainda deixou duas dicas importantes: o espaço de baixo da mesa precisa estar livre para que você possa mexer as pernas, para alterar a postura e a cada uma hora sentada é interessante levantar e fazer algum movimento para aliviar a tensão do corpo. Cuide-se!

Para ver o vídeo com as demonstrações da docente acesse o Instagram da UNICEP (@unicepaocarlos).

Texto: Ana Lívia Schiavone

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe