Estudantes e colaboradores da UNICEP doam sangue para o Hemonúcleo de Jaú

Na última quarta-feira (13), a comunidade acadêmica da UNICEP realizou doação de sangue para o Hemonúcleo Regional de Jaú, do Hospital Amaral Carvalho. Foi possível coletar bolsas e cadastrar candidatos a doação de medula óssea.

A estudante do 2º período de Psicologia, Ana Beatriz Biseli, contou: “Primeira vez que venho doar sangue e não sei bem o que esperar, mas acho muito importante participar, para ajudar outras pessoas e poder salvar vidas”.

Já Matheus Rosales, estudante do 4º período de Medicina Veterinária, sabia o que esperar: “Já sou doador de sangue, e o mais importante é poder ajudar, não importa quem seja ou o porquê. Sou cadastrado também como doador de medula óssea. ”.

O coordenador técnico do Hemonúcleo de Jaú, Francisco Martins da Costa Filho, explicou que é de extrema importância realizar essas coletas. “Com essas coletas conseguimos aumentar nossos estoques de sangues principalmente na fase em que estamos, período de férias e festas chegando, o que atrapalha o doador. Quando acontece isso nós temos dificuldade de manter nosso estoque, então fazer essas coletas nos ajuda muito.”.

Francisco contou ainda que o Hemonúcleo de Jaú serve 11 hospitais, não só o Amaral Carvalho, onde fica localizado o hemonúcleo. “Como a cidade de Jaú é um polo de saúde, aporta o hospital Amaral Carvalho, que atende o Brasil todo. Assim há uma circulação de pessoas muito grande, muitas vindo de outros lugares, então é necessário fazer essas visitas externas, pois a cidade de Jaú não comporta esse tipo de demanda, então temos que sair na região para realizar as campanhas de doação de sangue.”.