Estudantes da Nutrição desenvolvem apostila com comidinhas para bebês a baixo custo

Os estudantes Guilherme Luís de Moraes e Gustavo Picci, ambos do último período do curso de Nutrição da UNICEP, desenvolveram, em estágio curricular obrigatório, um importante trabalho em benefício para a sociedade: uma apostila com receitas de "Comidinhas para Bebês", em parceria com a Secretária de Saúde do Município de Descalvado.

O objetivo do projeto, que foi realizado na Unidade Básica de Saúde José Ignácio Alonso, em Descalvado, segundo Moraes,  foi orientar e mostrar a importância de uma boa alimentação para o desenvolvimento do bebê, criando receitas simples e de fácil acesso. “A ideia era realizar um evento para gestantes carentes e orientá-las a respeito de uma alimentação saudável, então desenvolvemos um livrinho com papinhas ricas em vitaminas e minerais que auxiliariam no desenvolvimento do bebê. Os ingredientes utilizados foram bem simples e de fácil acesso para as mães”, disse o estudante reforçando que o diferencial do projeto foi atingir uma classe social muito carente e desenvolver um material que realmente possa ser seguido devido à simplicidade e baixo custo dos ingredientes.

Os estudantes da UNICEP tiveram a orientação das docentes Carla Dato e Valéria Schneider e em parceria, também, com a nutricionista Silmara Voltarelli. “Os estudantes fizeram parte do ‘Projeto Primeiríssima Infância’, que reúne gestantes e lactantes para dar assistência básica com os cuidados a saúde tanto para as mães, quanto para as crianças”, disse a coordenadora.

Ainda para Guilherme, a participação neste importante projeto, ainda como aluno, foi de grande  importância. “Saber que como estagiário já pude contribuir de maneira direta na vida de diversas pessoas foi comprovado que com dedicação e carinho pela profissão, bons trabalhos podem ser feitos em curtos períodos e baixo investimento”, disse.

 

Sobre o projeto Primeiríssima Infância

 O São Paulo pela Primeiríssima Infância é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação municípios paulistas e ONGs, para promover o desenvolvimento integral de crianças, do nascimento aos três anos.
Com origem no Programa Primeiríssima Infância, o SPPI impulsiona o planejamento e a articulação entre os setores das gestões municipal e regional, junto com o terceiro setor para qualificar o atendimento e os cuidados oferecidos às gestantes e às crianças nos serviços de Saúde, Educação Infantil e Desenvolvimento Social. Uma mobilização que envolve toda a sociedade.

Texto: Andrea Vergamini de Castro

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe