Enfermagem ministra treinamento de primeiros socorros aos docentes do Anglo

O curso de Enfermagem da UNICEP ministrou, na última quarta-feira (31), um treinamento de primeiros socorros aos professores do Colégio Anglo, em São Carlos.

O objetivo, segundo a docente organizadora, Samira Candalaft Deguimendjian, foi proporcionar orientações relacionadas ao suporte básico de vida e primeiros socorros de como proceder em casos de situações de urgência e emergência enquanto as equipes especializadas não chegam ao local, garantindo, assim, sua própria segurança, das possíveis vítimas e do patrimônio em risco.

Os temas apresentados foram: mal súbito (desmaio), convulsão, engasgo, parada cardiorrespiratória, alergias, entorses e ferimentos. “O objetivo é manter os sinais vitais da vítima e tentar evitar a piora do quadro no qual a pessoa se encontra até que o socorro profissional esteja no local para prestar o serviço necessário. É importante saber que existe um socorro diferente para cada caso, ou seja, o tratamento de um engasgo será diferente do caso de uma convulsão ou parada cardiorrespiratória”, disse a docente explicando que, eventualmente, qualquer pessoa pode passar por situações de urgência e emergência na instituição por motivos de lesões, acidentes ou condições de saúde. “É neste momento que entra a importância de ter um certo conhecimento em suporte básico de vida e primeiros socorros. Saber como proceder antes de querer ajudar alguém, para não piorar a situação. Os primeiros socorros aplicados de forma correta promovem grande diferença na sobrevida das pessoas e amenizam muitas possíveis sequelas. Muitas mortes são evitadas por pessoas que não são profissionais de saúde por terem o conhecimento do suporte básico de vida”, finalizou.

Texto: Andrea Vergamini de Castro
 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe