Encontro do CLICA de março abordou tertúlia de filme

No dia 7 de março, o Clube de Literatura, Cinema e Artes da UNICEP, o Clica,  realizou mais um encontro, dessa vez, com a tertúlia "A personalidade autoritária em tempos e espaços democráticos" – análise do filme “Ele está de volta”.

A tertúlia foi conduzida pelo Prof. Dr. Paulo Rogério da Silva, que possui bacharelado em Filosofia (2003), licenciatura em Pedagogia (2009) e em Filosofia (2011). É também mestre Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na linha de pesquisa: “Educação, Cultura e Subjetividade” e “Teoria Crítica”. Atua como professor de Filosofia, Sociologia e História na rede pública estadual, como Diretor de escola municipal, bem como professor nos cursos de graduação e pós-graduação no Ensino Superior. Desde 2012, Silva é  membro do grupo de pesquisa “Teoria Crítica e Educação”, do Departamento de Educação da UFSCar.

“No encontro, ele ofereceu um conjunto de categorias analíticas e passou trechos do filme e todos os presentes analisavam juntos. Foi bastante proveitoso”, disse o docente da UNICEP, Marcos Gigante.
Também foi sorteado um livro de Érico Veríssimo, "Olhai os lírios do campo" e foram eleitos dois contos para o encontro do dia 04 de abril. São eles “Venha ver o pôr-do-sol”, de Lygia Fagundes Telles e  “Baleia”, de Graciliano Ramos e um romance para o dia 09 de maio, “Clube da Luta”, de Chuck Palahniuk.

A eleição de contos e romances se dá mediante as obras propostas na lista do Projeto CLICA.

Sobre o Clica

O Clica envolve profissionais da área educacional: educadores, estudantes, pesquisadores e a comunidade em torno de um clube – Clube de Literatura, Cinema e Artes da UNICEP! Que tem como interesse, o cultivo de um amplo repertório que oportunize aos estudantes, especialmente sob a forma de “atividades complementares”, amplas possibilidades de desenvolvimento educacional e humano, além do prazer que um clube deste gênero pode proporcionar a todos os participantes, assim como à comunidade.

O projeto envolve ensino-aprendizagem, pesquisa e extensão. E faz uso inteligente dos recursos humanos e científicos, como objetivo de enriquecer o ambiente acadêmico, com base nas atividades de cultivo da literatura, do cinema, das artes, por intermédio de reuniões periódicas, seminários constantes, tertúlias e organização de eventos.

Texto: Andrea Vergamini de Castro