Empresa Júnior da UNICEP retoma seus trabalhos oferecendo consultoria

Criada em 1992, a Empresa Júnior da UNICEP tem como principal objetivo possibilitar aos alunos do curso de Administração, uma ponte entre a teoria e a prática, através de atendimentos às empresas da cidade oferecendo alguns serviços.

No segundo semestre de 2019, a Empresa Júnior finalizou o processo de regularização do seu estatuto social, o que possibilitou a formação de uma nova diretoria e a retomada dos trabalhos de consultoria e treinamento, cujas ações são: identificação, estruturação e treinamento de uma equipe de consultores (alunos); prospecção de alguns ‘jobs’ para treinamento e avaliação dos conhecimentos e aptidões dos alunos. Essas ações são aplicadas nas empresas atendidas trabalhando as problemáticas que envolvem a sua cultura organizacional, divisão de tarefas, postura profissional e alto nível de retrabalho.

De acordo com o docente responsável pela Empresa Júnior da UNICEP, Antônio Carlos Tobias Junior, os alunos que participam do projeto têm como principal ganho a vivência prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, fato este que irá melhorar sua empregabilidade e formação profissional. “A participação deles na Empresa Júnior poderá ser validada também como hora/atividade e ou estágio “, falou Tobias.

Neste primeiro semestre de atuação a Empresa Júnior já atendeu quatro empresas, com seis alunos diretamente envolvidos e 22 alunos em ações ou projetos específicos. “Estou tendo a experiência de aplicar e polir meus conhecimentos da graduação, atuando como se estivesse no mercado de trabalho e me aperfeiçoando profissionalmente”, disse o estudante do curso de Administração que atua na Empresa Júnior da UNICEP, Matheus Moretti. “Estou trabalhando nela há três meses e espero ficar o máximo de tempo possível para ganhar mais experiência, pois nela desenvolvo atividades de consultoria empresarial, relatórios, gestão de projetos e de equipe”, falou.

O empresário Ivan Flavio Correa, responsável pela Elementar Serviços, já está sendo atendido pela Empresa Júnior da UNICEP. “Espero ter uma melhora na eficiência do trabalho, na produção e diminuição de perdas na empresa. A Empresa Júnior já fez um levantamento do que precisa ser realizado, mas ainda não começaram a prática, por enquanto. A Empresa Júnior está nos dando todo o suporte necessário para a melhoria do nosso trabalho”, finalizou.

Para 2020, a nova diretoria da Empresa Júnior está estruturando, junto a outros núcleos da instituição, o projeto “Observatório de Desenvolvimento Econômico Regional”, que visa, através do levantamento, tabulação e interpretação de dados secundários disponibilizados pelos governos municipais, estaduais e federal, produzir cenários que contribuam para tomada de decisão de empreendedores e/ou gestores de empresas de São Carlos e região, bem como também na construção de políticas públicas municipais.

Outra proposta para este ano é a parceria com a Fundação Wadhwani, cujo objetivo é trazer à UNICEP o programa mundial de formação de mentes empreendedoras.

Os empreendedores interessados em atendimento devem entrar em contato com a Empresa Júnior da UNICEP, localizada na Rua Bento Carlos, 1028, centro, São Carlos-SP e agendar uma consulta inicial.

Texto: Andrea Vergamini de Castro