Aprenda a fazer vasos de tempero com a coordenadora da agronomia da UNICEP

A coordenadora do curso de Engenharia Agronômica da UNICEP, Prof.ª Dr.ª Cristiana de Gaspari Pezzopane, ensinou, em um vídeo no Instagram da UNICEP (@unicepsaocarlos), como fazer vasos de temperos para ter sempre temperos frescos em casa.

Segundo Cristiana: “Primeiro precisamos de um vaso com furos na parte de baixo, para que ocorra a drenagem da água. Para que não ocorra a perda de solo, precisamos sempre colocar uma manta, que pode ser comprada em lugares especializados ou deve ser substituída por feltro ou TNT.”

A coordenadora ensinou como prosseguir com a montagem do vaso: “Precisa forrar o vaso com a manta, depois colocar um pouco de pedra ou cascalho para que não haja a compactação de solo e para que ocorra a drenagem da água. Após isso, pode ser feito o plantio. Primeiro deve se colocar o solo e depois a muda, que pode ser comprada em supermercados ou em locais especializados. Ao colocar a muda, cuidado para não mexer muito na raiz.”

Após colocar a muda sobre o solo, é necessário preencher os espaços que ficaram com a raiz de fora, com mais solo, para cobrir toda a raiz. “Após o plantio molhe e deixe a plantinha sempre molhada, pois os temperos gostam de água e precisam de rega diária”, explicou Cristiana. 

E ainda deixou uma dica: “Cada tempero precisa de um tipo de vaso, por exemplo, a hortelã precisa de um vaso mais raso e com a boca bem grande, porque a planta tem um hábito de crescimento que se expande, mais rasteiro. Já o manjericão, tem o hábito de crescimento mais arbustivo, então o vaso precisa ser mais profundo e a boca não precisa ser tão larga.”.

Olha só quanta dica legal, se você quiser plantar um vasinho de tempero em casa para ajudar inclusive a manter uma alimentação mais saudável confira o vídeo completo no Instagram da UNICEP (@unicepsaocarlos).

Texto: Ana Lívia Schiavone
 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe