NAP - NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO


O QUE É



O NAP - Núcleo de Apoio Pedagógico da UNICEP foi criado em 2001, tendo sua proposta sido subsidiada em dados obtidos através de avaliações sistemáticas do Programa de Avaliação Continuada – PAC-UNICEP.

Os objetivos do NAP-UNICEP são: a) oferecer ao corpo docente apoio didático pedagógico permanente e momentos de formação continuada em serviço; b) oferecer aos alunos mecanismos de melhoria do processo de aprendizagem; c) que a instituição educacional desenvolva processos de aprendizagem organizacional.

Desde sua implementação o NAP-UNICEP promoveu encontros de capacitação docente, que contaram com a presença de palestrantes capacitados para discussão de temas, tais como: “Desenvolvimento Profissional Docente”, “Avaliação do processo de ensino – aprendizagem”, “Abordagens do processo ensino – aprendizagem”, “Práticas pedagógicas”, dentre outros.

O NAP-UNICEP está encarregado do acompanhamento do Programa de Monitorias de Ensino da IES desde o segundo semestre de 2002. Também, é responsável pela oferta de mecanismos/estratégias de nivelamento das condições de ensino-aprendizagem e apoio pedagógico, oferecendo aos discentes Cursos de Revisão de Conteúdos Básicos em Matemática, Química e Língua Portuguesa.

Apesar da inegável importância das ações desenvolvidas pelo NAP-UNICEP era inquestionável a necessidade deste, em especial, em relação aos discentes não se restringir aos aspectos pedagógicos. O fato de que a vivência acadêmica pode ser experienciada de forma construtiva ou conflitiva podendo, gerar crises, que implicarão em prejuízos não só acadêmicos, mas, ao desenvolvimento pleno do estudante; o relato de situações vivenciadas por docentes e discentes no cotidiano escolar e os resultados das avaliações sistemáticas realizadas pelo NAC-UNICEP reforçavam a necessidade de se ampliar a atuação do Núcleo passando este a oferecer, também, apoio psicossocial aos professores e alunos.

Assumido o compromisso com o desenvolvimento pleno do individuo, as discussões envolvendo a coordenação do NAP-UNICEP e uma equipe de psicólogos resultou na proposta do Programa de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial (PAPP), cujas atividades tiveram inicio em 2007.



OBJETIVOS



O Programa de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial (NAP-PAPP), tem como objetivo geral prestar atendimento aos alunos, docentes e funcionários, em caráter preventivo, informativo e de orientação individual e/ou grupal.

O Programa tem como objetivos específicos:

  • Contribuir para o desenvolvimento e processo de adaptação do estudante, numa concepção de intervenção que integre os aspectos emocionais e pedagógicos;

  • Fornecer ao aluno subsídios que facilitem sua integração no contexto universitário;

  • Realizar identificação da problemática do estudante, docente e/ou funcionário, orientando o mesmo e, realizando os encaminhamentos necessários para superação da mesma.

  • Coletar dados relativos à problemática do aluno, docente e/ou funcionário, identificando as áreas de maior dificuldade;

  • Sensibilizar docentes e familiares para que participem das atividades do Programa, considerando a importância destes agentes educativos no processo de desenvolvimento do estudante;

  • Realizar atendimento emergencial aos alunos, docentes e/ou funcionários, envolvendo: a escuta da situação-problema; a identificação da área de dificuldade: profissional, pedagógica, relações inter-pessoais; fornecimento de orientações objetivas que minimizem sua ansiedade.


Local:
Rua Miguel Petroni, 5111 – Jardim Centenário - São Carlos, SP - 13563-470 - Brasil
Atendimentos: Sala 1A do Bloco B1



EQUIPE



Considerando os objetivos propostos a equipe do NAP-PAPP tem as seguintes funções:

  • Esclarecer os alunos, docentes, funcionários e familiares sobre as funções e objetivos do Programa;


  • Realizar o acolhimento dos alunos, docentes, funcionários e familiares atuando junto aos mesmos sem tecer críticas ou julgamentos;

  • Realizar atendimentos individuais de alunos, docentes e/ou funcionários para identificação da situação-problema e de variáveis relacionadas, solicitando esclarecimentos, se necessário.

  • Fornecer orientações e subsídios que possibilitem aos alunos e aos profissionais a superação de suas dificuldades.

  • Encaminhar alunos e profissionais para atendimento psicológico, quando necessário.


A equipe do NAP-PAPP é composta por:

Coordenação Geral:
Profa Msc Maria Cristina Braga Tagliavini

Atendimento Psicossocial:
Profa. Msc. Edna A. Cursino
Profa. Msc. Heloisa S. M. Robles

Técnica Administrativa:
Angélica C. Gimenez Ganga – (16) 3362-2111 – ramal 2108




MODALIDADES DE ATENDIMENTO



Atendimentos individuais – Devem ser agendados com os técnicos administrativos do Programa. Para os atendimentos de emergência os interessados deverão comparecer, na sala 1A do Bloco B1 nos horários de funcionamento do Programa. Os casos que demandarem atendimento psicoterapico serão encaminhados para atendimento externo.

  • Orientação Profissional – Inicialmente, os casos serão encaminhados para atendimento externo.


  • Oficinas temáticas – Atividades de caráter voluntário, oferecidas em horário extra-curricular, com o objetivo de possibilitar aos alunos, docentes e/ou funcionários o acesso a um espaço de informação e reflexão sobre temas relacionados à melhoria da qualidade de vida e do processo de ensino-aprendizagem.


  • Workshops/ Palestras – O NAP-0PAPP organizará em conjunto com diversos setores da instituição Workshops e/ou Palestras que abordem temas de interesse dos alunos, docentes e funcionários.


  • Atividades Culturais – Visando maior integração entre alunos, docentes, funcionários, direção, familiares de estudantes, serão promovidas atividades que incluem as diversas formas de manifestação artística: pintura, dança, escultura, fotografia, teatro, música, poesia, etc.


  • Atividades Esportivas – Visam estimular os alunos para a prática de esportes, maior integração e a adoção de hábitos saudáveis, através da organização conjunta com o curso de educação física das atividades a serem oferecidas.


  • Espaço de convivência – Criação de um espaço onde os alunos, poderão se encontrar e se divertir com jogos a serem disponibilizados e/ou organizar-se para a produção de um jornal acadêmico, ou outra produção sob coordenação deles próprios.




POLÍTICAS DE ATENDIMENTO



A UNICEP tem atuado constantemente na reformulação do programa institucional e pedagógico; na atualização curricular; no aperfeiçoamento e capacitação do corpo docente; na renovação metodológica e na implantação de novos cursos, em busca da excelência no ensino e da qualidade em todas as suas funções e serviços.

Para proporcionar a excelência na qualidade de ensino, existe a preocupação com uma formação de qualidade que viabilize o envolvimento do estudante com as diferentes instâncias institucionais e o interesse em acompanhar a evolução do alunado mesmo após a formação universitária básica. Para a consolidação destas propostas existem alguns programas institucionais, como monitorias e banco de empregos.

Além de estar encarregado do acompanhamento do Programa de Monitorias de Ensino da IES desde o segundo semestre de 2002, o NAP-UNICEP tem sido responsável pela oferta de mecanismos/estratégias de nivelamento das condições de ensino-aprendizagem e apoio pedagógico aos discentes da instituição. Em 2007 NAP-UNICEP ampliou suas ações passando a oferecer novas modalidades de atendimento aos alunos, enfocando não só aspectos psicopedagógicos, mas também psicossociais.

Para que muitos alunos possam concluir seus cursos e ter melhor formação acadêmica, a UNICEP tem programas de bolsas parciais e integrais, bolsas-atividades e monitorias. Em 2005 foram concedidas 1994 bolsas.

O Banco de Empregos foi implantado em 1995 com o objetivo de promover o intercâmbio entre empresas e estudantes dos cursos de graduação da UNICEP. Além de ter seu próprio Banco de Empregos a UNICEP tem convênio com o CIEE. No período compreendido pelos anos de 2002 e 2005 houve um acréscimo médio de 42,21% na ampliação de oferta de estágio em empresas.

Para acompanhar a evolução de seu alunado a instituição realizou uma pesquisa para análise do perfil e inserção do egresso da UNICEP no mercado de trabalho. O instrumento foi construído pelo Núcleo de Avaliação Continuada (NAC) e aplicado aos ex-discentes, dos anos de 1999 a 2004.

Os dados revelados pelas pesquisas do NAC-UNICEP são de grande valia para o aprimoramento das políticas de graduação e pós-graduação e para a implementação de mudanças nas dinâmicas de ensino que possam viabilizar a inclusão de conteúdos teórico-prático, a vivência dos conteúdos específicos e a aquisição de experiências extra-curriculares que engrandeçam a formação acadêmica.



QUESTÕES ÉTICAS



Considerando que a atuação dos profissionais que integram o PAPP deve obedecer aos preceitos da Ética Profissional, o professor que atuar no Programa deverá estar sempre atento para que não ocorra a confusão de papéis, pois não cabe ao docente com formação em psicologia realizar atendimento psicoterapêutico, nem ao professor-pedagogo o atendimento psicopedagógico.

Além disto, deve estar atento para as seguintes questões éticas:

  • Manter sigilo sobre a identidade e problemática apresentada pelas pessoas que buscam o serviço;


  • Realizar os atendimentos somente e estritamente dentro do campus da UNICEP;


  • Não se envolver em discussões, omitindo opiniões favoráveis ou contrárias sobre a postura de seus colegas, dos coordenadores de curso, ou quaisquer membros da instituição, seja no âmbito pessoal ou pedagógico; propiciando o acolhimento, a escuta e a reflexão sobre a questão e realizando o encaminhamento adequado para superação da dificuldade;


  • Não se envolver em discussões, omitindo opiniões favoráveis ou contrárias, se as situações-problemas foram relacionadas a questões administrativas e/ou financeiras com a UNICEP; orientando na busca de soluções junto aos órgãos competentes.




CONTATO



Entre em contato com a equipe do NAP-PAPP e dê sugestões de temas para palestras, debates, seminários, oficinas temáticas e workshops. Conte nos sobre atividades de seu interesse, avalie as atividades desenvolvidas.

Utilize o formulário abaixo ou o endereço nappapp@unicep.com.br.