O CURSO



O ensino da engenharia, no Brasil, é um cenário mundial que demanda uso intensivo da ciência e tecnologia e exige cada vez mais profissionais capazes de atuar, de forma competente, em campos ligados ao processo produtivo. É fundamental que as instituições de ensino superior atendam à demanda da sociedade por esses profissionais. Nesse sentido, o Curso de Engenharia de Produção do UNICEP tem buscado preparar os seus alunos para os desafios do mercado de trabalho com ações de atualização de conhecimentos, capacitando-os para a pesquisa, integração e desenvolvimento dos setores comunitários e produtivos por meio da inserção e promoção continuada de novos saberes, nas dimensões sociais, regionais, políticas e institucionais.


Dados legais

Ato de Autorização ou Renovação do Reconhecimento: Portaria nº 280 de06/02/2009 - D.O.U. nº43, Seção 1, pág.14, de 05/03/2009

Duração:

Noturno - mínimo 10 semestres (05 anos) e máximo 20 semestres (10 anos)
Diurno - mínimo 09 semestres (04 anos e seis meses) e máximo 18 semestres (09 anos)
Número de vagas: 180 vagas anuais – 60 vagas no diurno e 120 no noturno

Selo do Guia do Estudante: Três estrelas ( ano 2010)


OBJETIVOS


Gerais:

Formar cidadãos e profissionais altamente qualificados capazes de coordenar informações, interagir com pessoas e interpretar de maneira dinâmica a realidade.


Específicos:

Desenvolver o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados e de bens e serviços; Ser um agente de desenvolvimento econômico e social, com espírito criativo e empreendedor, e ser capaz de considerar os problemas em sua totalidade, com visão sistêmica de processo em geral.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES



O currículo do curso deverá proporcionar condições a seus egressos de adquirir competências e habilidades para:

  • Utilizar saberes matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;

  • Projetar, modelar, conduzir experimentos e interpretar resultados na análise e tomada de decisões, além de identificar, formular e resolver problemas de engenharia;

  • Administrar atividades técnicas, projetar e analisar sistemas com o potencial inovador e criativo e acompanhar os avanços tecnológicos;

  • Prever a evolução dos cenários produtivos percebendo a interação entre as organizações e os seus impactos sobre a competitividade;

  • Atuar no gerenciamento de equipes interdisciplinares de trabalho na condução das atividades correlatas em empresas e indústrias;

  • Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

  • Compreender e aplicar ética e responsabilidade profissionais;

  • Avaliar a viabilidade de projetos de engenharia no contexto social e ambiental, e também sua viabilidade econômica.



PERFIL PROFISSIONAL DOS EGRESSOS



O perfil dos formandos deverá compreender uma sólida formação técnico-científica e profissional geral, que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, que estimule sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas. Os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais do desempenho devem interagir para a visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Dessa forma, os egressos do Curso de Engenharia de Produção do UNICEP deverão estar capacitados a assumir funções em diferentes níveis dentro das organizações, cujas responsabilidades técnicas são inerentes à função: diretor, administrador, gerente, projetista, coordenador, engenheiro, professor e pesquisador.


ESTRUTURA CURRICULAR



A estrutura curricular do Curso de Engenharia de Produção do UNICEP segue as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia, no que diz respeito às tendências atuais que vêm apontando para cursos com estruturas flexíveis que permitam ao egresso diversas opções de áreas de conhecimento, atuação e articulação permanente no campo profissional. Uma base filosófica com enfoque de competência, abordagem pedagógica centrada no aluno, com ênfase e síntese na transdisciplinaridade; preocupação com a valorização do ser humano e preservação do meio ambiente; integração social e política do profissional, possibilidade de articulação direta com a pós-graduação e forte vínculo entre teoria e prática – são condições imprescindíveis à formação do graduando.

De acordo com essa proposta, o curso adota uma estrutura curricular pautada em três elementos fundamentais: 1) conjunto de experiências de aprendizado que vai além das atividades convencionais de sala de aula, considerando ainda as atividades complementares, com o intuito de ampliar os horizontes de sua formação por proporcionar um avanço sociocultural mais abrangente; 2) o conceito de processo participativo em que o aprendizado se consolida mediante um desempenho ativo do aluno no seu próprio conhecimento e experiência, com orientação e participação do professor; 3) o conceito de programa de estudos coerentemente integrado que se fundamenta na necessidade de facilitar a compreensão totalizante do conhecimento.


CONTEÚDO CURRICULAR



Como apregoam as diretrizes curriculares ”todo curso de Engenharia, independente de sua modalidade, deve possuir em seu currículo um núcleo de conteúdos básicos, um núcleo de conteúdos profissionalizantes e um núcleo de conteúdos específicos que caracterizem a modalidade”. Nesse sentido, o Curso de Engenharia de Produção do UNICEP contempla, nos quatro primeiros semestres, disciplinas básicas que versam sobre tópicos de matemática, física, química, informática, linguística, humanidades, ciências sociais, cidadania, e expressão gráfica. É o chamado ciclo básico. Posteriormente os alunos passam a ter contato com as disciplinas profissionalizantes do curso sobre Engenharia do Produto, Gerência da Produção, Processos de Fabricação, Pesquisa Operacional, Qualidade. Nos últimos semestres, o aluno vivencia o núcleo de conteúdos específicos com extensões e aprofundamentos dos conteúdos profissionalizantes, assim como de outros conteúdos destinados a caracterizar modalidades. Estes conhecimentos científicos, tecnológicos e instrumentais são necessários para a definição das modalidades de engenharia cuja finalidade é garantir o desenvolvimento das competências e habilidades estabelecidas para o curso. Destacam-se Estratégia e Organização, Gestão Econômica, Transportes e Logística.


Grade Vigente do Curso Diurno;

Grade Vigente do Curso Noturno.


OUTRAS INFORMAÇÕES



O Curso de Engenharia de Produção mantém parceria com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Carlos -, que garante aos docentes e alunos desenvolverem, em seus laboratórios e oficinas, as aulas práticas da matéria Processos de Fabricação, dentre os quais citam-se: Tornearia Convencional, Tornearia CNC, Centro de Usinagem, Soldagem e Robótica.