O CURSO

Dados Gerais

a) Tipo: Tecnólogo;
b) Modalidade: Presencial;
c) Local da Oferta: Rua Miguel Petroni, 5111, em São Carlos/SP;
d) Carga Horária Total do Curso em horas de 60 minutos: 2.400 horas;
e) Turno Diurno: N/A
f) Turno Noturno: 60 vagas por ano. Tempo mínimo para integração: 06 semestres. Tempo máximo para integração: 12 semestres;
g) Número total de vagas: 60 vagas por ano.

Dados Legais

Autorização: Resolução COSEPE n° 001/2007, de 13/07/2007.
Reconhecimento: Portaria MEC n° 39, de 19/04/2012, publicado no Diário Oficial da União n° 77, Seção 1, página 20, em 20/04/2012.
Homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC): Portaria ANAC n° 1737/SSO, de 30/08/2012, homologa o curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica Habilitações Célula, Grupo Motopropulsor e Aviônicos do UNICEP, publicada no Diário Oficial da União n° 170, Seção 1, página 23, em 31/08/2012.

Sobre o Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves do Centro Universitário Central Paulista foi inicialmente proposto com o intuito de atender a procura crescente por profissionais especializados, pois a demanda por aeronaves, especialmente aviões e helicópteros, além de equipamentos correlatos, tem aumentado no mundo todo. Esta perspectiva tende a aumentar com o passar dos anos, devido à obsolescência das aeronaves e suas conseqüentes renovações, como também pelo progressivo aumento da procura por essa modalidade de transporte.

O Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves prepara os alunos para trabalhar em aeroportos, empresas de manutenção aeronáutica ou companhias aéreas, operar os serviços de manutenção de equipamentos aeronáuticos e gerenciar equipes de manutenção, como mecânicos aeronáuticos nas três áreas de habilitação: célula, motores e aviônica; atendendo às novas tendências e demandas do mercado.

O pioneirismo e a qualidade dos cursos da instituição foram comprovados com a avaliação de grandes órgãos: o curso é reconhecido pelo MEC, tem registro no CREA e é homologado pela ANAC nas habilitações de Célula, GMP e Aviônicos.

O reconhecimento do MEC, Ministério da Educação, possibilita carreira acadêmica ou profissional em nível, assumindo cargos de maior responsabilidade, e também a possibilidade de obter o CREA, que atesta ao profissional participar mais ativamente de processos e projetos.

Já a ANAC, como agência nacional reguladora do setor aeronáutico, possibilita ao profissional maior gama de possibilidades no mercado de trabalho, por exemplo, o curso da UNICEP permite que os profissionais formados pela instituição prestem provas junto à ANAC para obtenção de três carteiras, que habilitam o profissional para atuar em todas as áreas de manutenção dentro de uma oficina, podendo seguir todas as normas e instruções nacionais e internacionais exigidas pelas empresas.


OBJETIVOS DO CURSO



Gerais: Formar profissionais, de nível superior, nas técnicas e práticas necessárias à correta aplicação de conhecimentos/habilidades necessários ao desenvolvimento das práticas de manutenção de aeronaves da Aviação Civil Brasileira.

Específicos: O curso preparará o aluno para fazer parte do cenário aeronáutico brasileiro, para tanto, busca-se formar um profissional especialista, fundamentado teórico-metodologicamente em campos de estudos que os capacitem para liderar equipes de manutenção e de homologação de projetos; planejar serviços e programar atividades; gerenciar oficinas de reparos; supervisionar serviços; administrar e gerenciar recursos; desenvolver produtos aeronáuticos; promover mudanças tecnológicas; aprimorar condições de segurança, qualidade, saúde e meio ambiente.


MERCADO DE TRABALHO



a) Áreas de atuação: Empresas de manutenção de aeronaves e de Transporte Aéreo Regular; Oficinas de Manutenção de Aeronaves; Empresas de Táxi Aéreo e Escolas de Aviação.

b) Opções de empregabilidade: Centros de Manutenção Aeronáutica (MRO), Indústria Aeronáutica, Operações de Manutenção e de trânsito de aeronaves nos aeroportos/aeroclubes, Oficinas Reparadoras de itens aeronáuticos.


COORDENAÇÃO



Nome: Prof. Humberto Porto dos Santos

Titulação: Especialista (Pós-Gradução Lato Sensu)

e-mail: coordenacaotma.unicep@gmail.com

Telefone de contato: (16) 3362-2111 ramal: 2178


INFRAESTRUTURA DO CURSO



As Instalações Físicas disponíveis para atender ao curso possuem espaços plenamente adequados para o corpo docente e discente. A Biblioteca possui amplo espaço físico e acervo de bibliografias Básicas e Complementares e de Revistas e Periódicos atualizados e em números plenamente adequados para atender a todas as disciplinas do curso. Os Laboratórios Gerais e Específicos para atender ao curso possuem técnicos especializados e normas de segurança de funcionamento e adéquam-se plenamente às necessidades do curso.

Laboratório:

O Laboratório do Curso de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves possui motores à reação, motores convencionais, ferramentas que simulam a prática operacional em manutenção, instrumentos de voo e navegação, geradores, inversores, baterias, simuladores de voo, ordens técnicas, enfim o laboratório traz a realidade do cotidiano de uma oficina de manutenção, na qual o tecnólogo terá a responsabilidade de gerenciar os recursos humanos e os materiais envolvidos.


PERFIL DO EGRESSO



O Curso Superior de tecnologia em Manutenção de Aeronaves do UNICEP tem por finalidade formar profissionais habilitados a trabalhar na área de transporte aéreo e atuar no sistema de manutenção de aeronaves.

Esse tecnólogo instala, testa e faz a manutenção de mecanismos e componentes de aeronaves. Também são de sua responsabilidade o planejamento operacional do transporte aéreo e a organização da documentação técnica para que as aeronaves possam decolar. Entre suas atribuições está a garantia da segurança do voo. Para isso, precisa conhecer com profundidade as operações do fluxo aeroviário. Em parceria com engenheiros, projeta novas aeronaves, seus sistemas e equipamentos. Ao final do curso, o tecnólogo precisa ser avaliado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para a obtenção das habilitações que o tornem apto para atuar na manutenção de aeronaves. Os especialistas mais procurados são os habilitados a trabalhar com componentes e sistemas eletroeletrônicos, preparados para lidar com a moderna tecnologia das aeronaves.

As habilitações da ANAC são: Célula, GMP e Aviônica. GMP (Grupo Motopropulsor): esta habilitação permite que o profissional trabalhe com os principais tipos de motores de avião: convencional ou a reação e com os sistemas de hélices e rotores, que completam os principais sistemas do grupo. CEL (Célula): permite que o profissional trabalhe com seguintes sistemas: pressurização, ar condicionado, pneumáticos e hidráulicos, além da parte estrutural de aviões e helicópteros (fuselagem). AVI (Aviônicos): permite que o profissional trabalhe com os componentes elétricos e eletrônicos das aeronaves, tais como os instrumentos de navegação, de comunicação, sistemas elétricos e radar de bordo.


CONTEÚDO CURRICULAR



A grade curricular desse curso é composta de disciplinas como motores elétricos, construção de motores de aeronaves, regulamentação da aviação, hélices, desenho técnico de aeronaves, aerodinâmica, corrosão e sistema de controle de voo. O currículo também prevê atividades práticas, que podem ser realizadas por meio de estágio ou de atividades complementares. A entrega de um trabalho de conclusão de curso é obrigatória.



Outras informações relevantes

Visitas técnicas em empresas do ramo;
Incentivo para estágio supervisionado;


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES



  • Utilizar saberes tecnológicos, instrumentais e científicos à manutenção e fabricação de aeronaves;

  • Interpretar de forma correta os manuais e procedimentos de manutenção dos fabricantes de aeronaves, além de identificar, formular e resolver problemas de engenharia aeronáutica;

  • Administrar atividades técnicas, analisar os sistemas diversos de uma aeronave e acompanhar os avanços tecnológicos da indústria aeronáutica;

  • Atuar no gerenciamento de equipes diversas de trabalho na condução das atividades correlatas em empresas de manutenção e indústrias aeronáuticas;

  • Comunicar-se eficientemente na língua inglesa nas formas escritas, oral e gráfica;

  • Avaliar as atividades de manutenção aeronáutica ou de fabricação no contexto social e ambiental, e sua viabilidade econômica;

  • Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais.


ESTRUTURA CURRICULAR



O planejamento do Currículo Pleno do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves da UNICEP foi elaborado de forma a atender ao objetivo de capacitar o profissional segundo o perfil profissional, bem como atender às legislações sobre o tempo de integralização.

A disposição curricular das disciplinas, ao longo dos períodos e da sua conseqüente integração, foi projetada de forma a habilitar gradativamente o aluno na sua formação. Nos dois primeiros períodos da estrutura curricular do curso, são ministradas disciplinas de formação básica como Matemática, Física, Informática, Português, etc.

Além das disciplinas básicas, as disciplinas obrigatórias possibilitam ao aluno uma formação sólida, por meio de aulas teóricas e práticas, para compreensão do papel do profissional na sociedade e preparando-o para enfrentar os problemas e desafios da profissão. Espera-se que o aluno adquira conhecimentos para desenvolver competências e habilidades específicas para atuar nas áreas da Manutenção de Aeronaves nas seguintes habilitações: GMP - Grupo Moto-Propulsor, CEL – Célula de Aeronaves e AVI – Aviônicos.

Os Tecnólogos em Manutenção de Aeronaves devem ter a aeronave como objeto de estudo.

A inserção de disciplinas optativas, embora de forma limitada, devido ao tempo limitado de formação, numa visão interdisciplinar, possibilita uma formação mais integrada às necessidades individuais de cada estudante, ao mesmo tempo em que diversifica e amplia informações.

No desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC), obrigatório para os Cursos Superiores de Tecnologia, foi inserida na estrutura curricular a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, totalizando 88 horas-aula. Nesta disciplina, nas aulas presenciais, os alunos aprendem a metodologia da produção científica e são cobradas as atividades envolvidas para o bom desenvolvimento dos TCCs.


CORPO DOCENTE



NOME
Prof. Dr. Edson de Oliveira
Prof. Dr. José Alberto Rodrigues Jordão
Prof. Dra. Luciana Maria Bonvino Figueiredo Pizzo
Profa. Dra. Lídya Beatriz dos Santos
Profa. Me. Regina Maura Martins Dias Chiquetano
Profa. Me. Maria Elizabeth Souza de Assis
Profa. Me. Iraídes de Fátima Bogni Palermo
Prof. Esp. Humberto Porto dos Santos
Prof. Esp. Rony Alexandre Balduino dos Santos
Prof. Esp. Mauricio Guilherme Rossi Caruso
Prof. Esp. Fábio Toledo Bonemer de Salvi
Prof. Esp. Érico Felipe Bruschi
Profa. Esp. Denise Gili Ferreira
Prof. Esp. Leandro Davilla da Silva


MATRIZ CURRICULAR



O Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves da UNICEP foi elaborado de forma a atender ao objetivo de capacitar o profissional segundo o perfil profissional, bem como atender às legislações sobre o tempo de integralização, conforme Resolução CNE/CES 03, de 02/07/2007 e Resolução CNE/CES 02, de 18/06/2007, as Diretrizes Curriculares para os cursos de Tecnologia, segundo Parecer CNE/CES 436 de 02/04/2001 e Resolução CNE/CP 03, de 18/12/2002 e o Catálogo Nacional 2010.

Os conteúdos essenciais para a integralização do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves, conforme Art. 6º das Diretrizes Curriculares devem contemplar:

  • Área de Ciências Exatas (Básica): estão incluídos os processos, os métodos e as abordagens físicas e matemáticas como suporte ao Curso.

  • Área de Ciências Humanas e Sociais (Básica): fazem parte os conteúdos referentes às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, éticos e legais e conteúdos envolvendo a comunicação, a informática e gestão administrativa, tanto individual e coletiva.

  • Área Profissionalizante (Tecnológica): incluem-se os conteúdos teóricos e práticos específicos da área, capacitando o aluno no uso de equipamentos científicos e programas computacionais.




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