O CURSO



Dados Gerais

Autorização: Resolução CONSEPE n° 001/2007, de 13/07/2007.

Reconhecimento: Portaria MEC n° 39, de 19/04/2012, publicada no Diário Oficial da União n° 77, Seção 1, página 20, em 20/04/2012.

Homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC): Portaria ANAC n° 1737/SSO, de 30/08/2012, homologa o curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica Habilitações Célula, Grupo Motopropulsor e Aviônicos do UNICEP, publicada no Diário Oficial da União n° 170, Seção 1, página 23, em 31/08/2012.

Renovação: Portaria nº 2.331/SPO, de 11/Julho/2017, Renova a homologação dos cursos de MMA-CEL, MMA-AVI e MMA-GMP da Unicep - Centro Universitário Central Paulista.

Duração: 3 anos
Numero de Vagas: 60


Sobre o Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves do Centro Universitário Central Paulista foi inicialmente proposto com o intuito de atender a procura crescente por profissionais especializados, pois a demanda por aeronaves, especialmente aviões e helicópteros, além de equipamentos correlatos, tem aumentado no mundo todo. Esta perspectiva tende a aumentar com o passar dos anos, devido à obsolescência das aeronaves e suas conseqüentes renovações, como também pelo progressivo aumento da procura por essa modalidade de transporte.

O Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves prepara os alunos para trabalhar em aeroportos, empresas de manutenção aeronáutica ou companhias aéreas, operar os serviços de manutenção de equipamentos aeronáuticos e gerenciar equipes de manutenção, como mecânicos aeronáuticos nas três áreas de habilitação: célula, motores e aviônica; atendendo às novas tendências e demandas do mercado.

O pioneirismo e a qualidade dos cursos da instituição foram comprovados com a avaliação de grandes órgãos: o curso é reconhecido pelo MEC, tem registro no CREA e é homologado pela ANAC nas habilitações de Célula, GMP e Aviônicos.

O reconhecimento do MEC, Ministério da Educação, possibilita carreira acadêmica ou profissional em nível, assumindo cargos de maior responsabilidade, e também a possibilidade de obter o CREA, que atesta ao profissional participar mais ativamente de processos e projetos.

Já a ANAC, como agência nacional reguladora do setor aeronáutico, possibilita ao profissional maior gama de possibilidades no mercado de trabalho, por exemplo, o curso da UNICEP permite que os profissionais formados pela instituição prestem provas junto à ANAC para obtenção de três carteiras, que habilitam o profissional para atuar em todas as áreas de manutenção dentro de uma oficina, podendo seguir todas as normas e instruções nacionais e internacionais exigidas pelas empresas.


Objetivos

Gerais: Formar profissionais, de nível superior, nas técnicas e práticas necessárias à correta aplicação de conhecimentos/habilidades necessários ao desenvolvimento das práticas de manutenção de aeronaves da Aviação Civil Brasileira.

Específicos: O curso preparará o aluno para fazer parte do cenário aeronáutico brasileiro, para tanto, busca-se formar um profissional especialista, fundamentado teórico-metodologicamente em campos de estudos que os capacitem para liderar equipes de manutenção e de homologação de projetos; planejar serviços e programar atividades; gerenciar oficinas de reparos; supervisionar serviços; administrar e gerenciar recursos; desenvolver produtos aeronáuticos; promover mudanças tecnológicas; aprimorar condições de segurança, qualidade, saúde e meio ambiente.