top of page

ADMINISTRAÇÃO

Descubra a carreira promissora em Administração. Adquira conhecimentos essenciais em gestão, liderança e estratégia para o sucesso profissional. Inscreva-se já!

O que faz um Administrador?


O Administrador é um profissional de suma importância para a estrutura de qualquer organização. A amplitude de seu trabalho é vasta, pois seus conhecimentos são aplicáveis a diversos setores de uma empresa ou instituição, tornando-o indispensável na coordenação e gestão de negócios.


Um administrador está envolvido na tomada de decisões estratégicas que impactam diretamente a saúde e o crescimento de uma organização. Este profissional deve ser capaz de analisar cenários, tanto internos quanto externos, considerando fatores econômicos, sociais, políticos e tecnológicos. Com base nessas análises, o administrador deve planejar estratégias, definir objetivos, metas e indicadores, para assim garantir o desenvolvimento sustentável da empresa.


O Administrador também desempenha um papel fundamental na gestão de pessoas. Ele é responsável por criar um ambiente de trabalho produtivo e motivador, gerenciando a equipe e desenvolvendo seus talentos. Para tanto, deve possuir habilidades de liderança, comunicação eficaz e inteligência emocional, bem como saber lidar com conflitos.


Outra função primordial do Administrador é a gestão financeira. É de sua responsabilidade fazer a gestão de recursos financeiros, controle de custos, análise de investimentos e orçamento. O administrador precisa entender os números e relatórios financeiros para tomar decisões baseadas em dados, que busquem a rentabilidade e sustentabilidade do negócio.


O Administrador é o elo central que integra todas as áreas de uma empresa, orquestrando as atividades, maximizando recursos, e construindo um caminho sólido para que a empresa atinja seus objetivos estratégicos. Sua atuação é fundamental para a manutenção e crescimento de qualquer negócio, pois é ele quem dá o norte, orienta e lidera a organização em sua jornada.


Como atua um Administrador?


A atuação de um administrador é ampla e dinâmica, requerendo versatilidade e uma gama variada de habilidades e competências. A seguir, vamos descrever de maneira mais detalhada como um administrador atua no seu dia a dia.


1. Planejamento Estratégico: Uma das principais responsabilidades de um administrador é desenvolver e implementar o planejamento estratégico da organização. Isso envolve a definição de metas, a identificação de recursos necessários, a análise de riscos e a preparação de planos de ação.


2. Gestão de Pessoas: O administrador é frequentemente responsável por gerir equipes, desenvolver talentos e manter um ambiente de trabalho motivador e produtivo. Isso inclui desde a seleção e contratação de novos membros da equipe, até a avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento de funcionários.


3. Gestão Financeira: O administrador deve ter uma visão detalhada sobre a saúde financeira da organização. Isso significa acompanhar o fluxo de caixa, realizar análises de investimentos, controlar custos e orçamentos, além de tomar decisões estratégicas baseadas nesses dados.


4. Tomada de Decisões: Uma parte importante do trabalho de um administrador é a tomada de decisões, muitas vezes sob pressão. Essas decisões podem variar desde questões operacionais diárias até escolhas estratégicas de longo prazo que podem afetar toda a organização.


5. Inovação e Melhoria Contínua: O administrador deve estar sempre buscando maneiras de melhorar processos, produtos ou serviços. Isso significa estar aberto à inovação, fomentar a criatividade na equipe e acompanhar tendências e avanços tecnológicos que possam beneficiar a organização.


No fim das contas, a atuação do administrador vai além de apenas gerir recursos e processos. Ele deve ser um líder, capaz de inspirar e motivar sua equipe, tomar decisões ponderadas e estratégicas, e conduzir a organização em direção ao sucesso sustentável.


Onde atua um Administrador?


A atuação de um administrador abrange diversos setores e áreas de uma organização. Sua versatilidade permite que eles desempenhem papéis em diferentes contextos, adaptando-se às necessidades específicas de cada segmento. Abaixo estão algumas das principais áreas onde um administrador pode atuar:


1. Empresas Privadas: As empresas privadas de todos os tamanhos e setores são locais onde os administradores encontram amplas oportunidades de atuação. Eles podem desempenhar funções em departamentos como gestão estratégica, recursos humanos, finanças, marketing, operações e logística, entre outros. Seja uma startup em crescimento ou uma grande corporação, os administradores têm um papel fundamental na coordenação e gestão eficiente dos recursos.


2. Setor Público: Órgãos governamentais também demandam a atuação de administradores para garantir o bom funcionamento das atividades. Nesse contexto, os administradores podem ocupar cargos em departamentos de planejamento, gestão de projetos, administração financeira, gestão de pessoas e processos burocráticos. A atuação no setor público requer conhecimento das leis e regulamentações governamentais, além de habilidades para lidar com a burocracia e implementar políticas eficientes.


3. Organizações sem Fins Lucrativos: As organizações sem fins lucrativos, como instituições de caridade, fundações e ONGs, também podem se beneficiar da atuação de administradores. Eles desempenham um papel vital na gestão dessas organizações, garantindo a eficiência na utilização dos recursos, desenvolvendo estratégias de captação de recursos e colaborando para o alcance dos objetivos sociais.


4. Empreendedorismo e Consultoria: Muitos administradores optam por seguir carreira como empreendedores ou consultores. Eles aplicam seus conhecimentos e habilidades para abrir e gerir seus próprios negócios, ou oferecem serviços de consultoria para empresas que buscam melhorar sua eficiência operacional, desenvolver estratégias de crescimento ou resolver problemas organizacionais.


5. Instituições de Ensino: Administradores também podem atuar em instituições de ensino, seja no nível básico, técnico, profissionalizante ou superior. Nesses ambientes, eles podem ocupar cargos de gestão acadêmica, coordenação de cursos, administração financeira e planejamento estratégico.


Esses são apenas alguns exemplos das possíveis áreas de atuação de um administrador. A versatilidade dessa profissão permite que eles sejam valorizados em diversos setores, pois suas habilidades de gestão, liderança e planejamento são essenciais para o sucesso de qualquer organização.


UNICEP: A Chave para o Sucesso no Mundo da Administração


O Curso de Administração oferecido pelo Centro Universitário Paulista - UNICEP é uma excelente escolha para estudantes que desejam se tornar profissionais capacitados e preparados para atuar no mercado de trabalho. Com duração mínima de 4 anos, o curso visa formar administradores empreendedores, com habilidades de liderança, competência técnica, iniciativa e criatividade, capazes de desempenhar funções tanto como empresários quanto como colaboradores em diversas organizações.


Uma das vantagens de escolher o curso de Administração na UNICEP é a matriz curricular atualizada. A matriz curricular do curso abrange conteúdos de formação básica, relacionados a estudos antropológicos, sociológicos, filosóficos, psicológicos, ético-profissionais, políticos, comportamentais, econômicos e contábeis, bem como as tecnologias da comunicação e da informação e as ciências jurídicas. Além disso, são abordados conteúdos de formação profissional, que envolvem teorias da administração, recursos humanos, mercado e marketing, produção e logística, finanças e orçamento, sistemas de informações, planejamento estratégico e serviços. Também são oferecidos estudos quantitativos e suas tecnologias, incluindo pesquisa operacional, teoria dos jogos, modelos matemáticos e estatísticos, além de conteúdos complementares, visando enriquecer o perfil do formando.


A coordenação do curso de Administração é liderada pela Profª. Drª. Luciana Helena Crnkovic, uma profissional com vasta experiência na área de Administração, com ênfase em recursos humanos, estratégia de pequenas empresas e empresas de base tecnológica. A Profª. Drª. Luciana possui doutorado em Administração e mestrado em Engenharia de Produção, além de graduação em Ciências Sociais. Ela está à disposição dos estudantes para esclarecer dúvidas e oferecer suporte durante o curso.


Os objetivos gerais do curso de Administração na UNICEP são formar bacharéis em administração aptos a atuar em diversos contextos organizacionais e produtivos, contribuir para a conscientização dos alunos sobre suas responsabilidades individuais e organizacionais perante a sociedade, profissionalizar as funções administrativas na região onde o curso está inserido, divulgar e aplicar a ciência, a técnica e a arte da administração, e colaborar com o desenvolvimento político, econômico, cultural e social da região.


Ao escolher o curso de Administração na UNICEP, os estudantes terão acesso a uma formação sólida, que abrange tanto aspectos teóricos quanto práticos da administração. A infraestrutura e recursos disponíveis na instituição proporcionam suporte e ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico. Além disso, a experiência e conhecimento da coordenadora do curso garantem uma orientação de qualidade aos alunos.


O curso de Administração na UNICEP é a escolha ideal para estudantes que desejam se tornar administradores de sucesso. A formação abrangente, aliada à matriz curricular atualizada e à orientação especializada, proporcionam aos alunos as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e se destacar profissionalmente. Com uma sólida base teórica e prática, os estudantes estarão preparados para atuar em qualquer tipo de organização, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.



bottom of page