CENIP - CENTRO INTEGRADO DE PESQUISA


CONGRESSOS E CONFERÊNCIAS



A UNICEP mantém uma política de promoção de eventos visando o congraçamento e a divulgação de projetos de pesquisa, bem como promover e estimular o espírito científico e de investigação entre docentes, discentes e comunidade. Dentro dessa política, destacam-se os eventos a seguir.


CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – CIC/UNICEP - VEJA MAIS AQUI

Em 1996, ocorreu a primeira edição do Congresso de Iniciação Científica da Associação de Escolas Reunidas–ASSER, denominado CIC–ASSER. A partir de 2004, passou a ser Congresso de Iniciação Científica do Centro Universitário Central Paulista–UNICEP, denominado CIC–UNICEP. Desde então, o CIC–UNICEP tem evoluído em seu formato e, fundamentalmente, em sua qualidade, consolidando-se como um importante fórum de divulgação de trabalhos de iniciação científica. O evento é voltado para a difusão da produção científica dos alunos universitários matriculados em cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, nas diversas áreas do conhecimento, onde terão um ambiente propício e estimulante para discutir e divulgar as atividades de pesquisa realizadas em seus programas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, estágios, treinamentos e monitorias. A importância do evento está em acreditar na potencialidade dos universitários, dando-lhes oportunidade de troca de conhecimentos e de amadurecimento, na busca pessoal de suas potencialidades e da autoconfiança.


CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISADORES – CONAPE/UNICEP - VEJA MAIS AQUI

Em 1997, foi realizado o primeiro Congresso Nacional de Pesquisadores da Associação de Escolas Reunidas–ASSER, denominado CONAPE–ASSER. A partir de 2005, passou a ser Congresso Nacional de Pesquisadores do Centro Universitário Central Paulista–UNICEP, denominado CONAPE–UNICEP. Esse evento tem se firmado como um importante espaço para divulgação de trabalhos de pesquisa que não envolvem alunos de graduação, possibilitando mostrar as pesquisas mais avançadas de todas as áreas do saber. O CONAPE tem por objetivo congregar pesquisadores e outros profissionais das empresas públicas e privadas, envolvidos nas mais diversas áreas do conhecimento, para apresentação e discussão de tecnologias emergentes, bem como as experiências de sucesso no Brasil e no exterior. Também visa a promover a discussão e propor parâmetros de qualidade na formação de profissionais envolvidos nas mais diversas áreas do conhecimento. Destina-se, ainda, a motivar os pós-graduandos a apresentarem suas pesquisas em desenvolvimento.


CICLOS DE CONFERÊNCIAS E SIMPÓSIOS CONTINUADOS

Os Simpósios Continuados fortalecem a difusão científica e a promoção da cultura, além de contribuir para a ampliação do conhecimento e para formação de pesquisadores. É política da UNICEP promover, entre os vários de seus cursos, simpósios e conferências, em forma continuada, durante o ano letivo, para que haja sempre uma atmosfera estimulante e de busca por novos conhecimentos. Visa também dar um caráter temático e específico para as necessidades de cada curso. Por isso, essas atividades são organizadas diretamente pelas respectivas coordenações de cursos para atender suas especificidades e necessidades, deixando o caráter multidisciplinar para o CIC/UNICEP. Com isso, a UNICEP garante aos estudantes um contato permanente com atividades de pesquisa e de investigação, através de um ambiente estimulante a essa atividade.