Introdução

Estamos apresentando à comunidade acadêmica e à sociedade o Catálogo Institucional do Centro Universitário Central Paulista – UNICEP

Este catálogo contém um completo e atualizado conjunto de informações gerais sobre a Instituição e, principalmente sobre o ensino de graduação, entre as quais destacamos a criação e oferta de cursos e habilitações, estruturas curriculares, ementas de disciplinas, laboratórios gerais e específicos, clínicas, corpo docente, bibliotecas, recursos de informática, formalidade do Regimento Geral e o Estatuto.

A elaboração deste catálogo é resultante de ações integradas da Direção Geral (Prof. Dr. Dorival Marcos Milani); Direção de Ensino de Graduação (Profa. Msc. Maria Cristina Braga Tagliavini); Direção de Pesquisa (Profa. Dra. Cintia Alessandra Matiucci Pereira); Direção de Extensão (Prof. Msc. Maikon Venicius Vidotti); Direção de Pós-Graduação (Prof. Dr. André Serotini) e Direção Administrativa (Prof. Dr. José Alberto Rodrigues Jordão) e das Coordenações de curso, como resultado, de uma ação coletiva da Instituição, com o objetivo de disponibilizar informações úteis, transparentes e importantes à comunidade universitária e sociedade em geral.

Dr. Dorival Marcos Milani
Diretor Geral

Instalações

Instalações Físicas

As atividades dos cursos de Graduação e Tecnológicos, Centro Universitário Central Paulista – UNICEP, são desenvolvidas no Campus localizado na Rua Miguel Petroni, 5111 – Jardim Centenário. O campus encontra-se instalado em uma área total de 128.893,33 m2, sendo sua área construída de 20.032,46 m2. Assim, temos uma Área livre de 108.860.87 m2 com estacionamento e circulação interna, destacamos que todas as estruturas apresentam condições de acessibilidade. A área construída é composta por 08 (oito) blocos de dois pavimentos, denotados por blocos B e 10 (dez) blocos de um pavimento denotados por blocos A e C. Nestas áreas, estão instalados toda a infraestrutura do UNICEP. Assim distribuídas em linhas gerais: Administração, Secretaria, Financeiro, Biblioteca, Salas de Aulas, Laboratórios Gerais e Específicos, Clínicas, Espaços de Convivência, Banheiros e duas Cantinas.

Localizado em regiões estratégicas, a instituição também possui as seguintes instalações: Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ, em parceria com o Centro Jurídico de Conflitos e Cidadania – CEJUSC está localizado na Rua Bento Carlos, nº 872 – Centro; Hospital Veterinário Universitário – HVU está localizado na Av. Marginal, s/nº, Bairro Can Can e Sítio Universitário Experimental está localizado na Estrada Municipal Leôncio Zambel, com acesso pela Rodovia Dr. Paulo Lauro (SP-215).


Instalações Gerais

A seguir faremos uma descrição de cada espaço e suas destinações para as atividades gerais dos cursos.


Salas de Aulas

O Campus conta com 115 salas de aulas para atender as aulas teóricas dos diferentes cursos de graduação e de tecnologia ofertados pela instituição, além de todas as demais atividades de pós-graduação e extensão. Todas possuem ventilação, iluminação e acústica apropriada e nas edificações com dois pavimentos, possuem elevadores para o acesso ao segundo pavimento.

Há salas de aula de aula com área de diferentes tamanhos. Semestralmente é feito uma distribuição das salas de aula para as turmas em função do seu número de estudantes. Algumas salas possuem estruturas diferenciadas para atender a necessidade de cada curso, como exemplo a utilização de pranchetas para atenderem os cursos que necessitam destes equipamentos específicos.

Nas salas de aula são realizadas manutenções preventivas e corretivas (caso haja necessidade), com o objetivo de preservar e manter o ambiente em totais condições de conforto e usabilidade.

Todas as salas são equipadas com iluminação fluorescente econômica, ventiladores e lousas de giz, que estão sendo substituídas gradualmente por lousas conhecidas por “quadro branco” com utilização de canetas específicas. Os blocos que abrigam as salas de aula são dotados de rampas e elevadores para atender aos requisitos de acessibilidade, bem como de dispositivos de prevenção e combate a incêndio. Existe uma grande quantidade de salas que já possuem instalados projetores multimídia.


Acesso aos Equipamentos dos Laboratórios de Informática por Docentes e Discentes.

a) Discentes
Atualmente a instituição disponibiliza, aos discentes, para as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação e no desenvolvimento de trabalhos de todas as disciplinas dos cursos, os computadores instalados nos 09 laboratórios de informática no campus que funcionam diariamente das 07h10 às 22h30. Todos os computadores tem acesso à Internet, sendo 07 laboratórios com sistema operacional Windows com os principais softwares da Microsoft (Word, Excel e Powerpoint) e correlatos às necessidades dos cursos ofertados. Também é disponibilizado 01 laboratório com sistema operacional Linux e 01 laboratório com ambos os sistemas. A instituição também disponibiliza equipamentos computacionais em Laboratórios específicos para os cursos de acordo com as necessidades identificadas nas disciplinas.

b) Docentes
Atualmente a instituição disponibiliza, aos docentes, para as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão e demais atividades que necessitam uma sala, anexa à sala dos docentes, com 10 mesas, cadeiras e computadores com acesso à Internet e com sistema operacional Windows com os principais softwares da Microsoft (Word, Excel e Powerpoint).

c) Pessoal técnico de apoio
Os Laboratórios de Informática estão sob a responsabilidade de técnicos com formação específica, sendo o mesmo responsável pelo gerenciamento, serviços de instalação de sistemas operacionais, softwares e manutenção.

d) Plano de manutenção
A manutenção é realizada de forma preventiva e corretiva. Isto inclui um plano de atualização de software e hardware, para manter os componentes atualizados e que acompanhem as necessidades dos usuários.


Biblioteca

a) Espaço Físico
A Biblioteca possui um espaço físico de 920 m2 de área construída, sendo 382 m2 destinados para compor o acervo. A área coletiva dispõe de dezessete mesas, com quatro cadeiras cada uma. Para estudos individuais, há doze cabines e, para estudos em grupo, duas salas. A Biblioteca é toda informatizada e possui três terminais para preparos técnicos, uma sala para a Bibliotecária-chefe dotada de um terminal (servidor) e demais equipamentos operacionais, um balcão de atendimento com quatro terminais para empréstimo e devolução, três terminais de consulta ao acervo, uma sala de Multimídia com seis terminais com acesso à internet e impressora. O local possui um espaço físico adequado, com uma boa iluminação, total acessibilidade, instalações de prevenção e combate a incêndio e sinalização bem distribuída e de fácil entendimento, para que os usuários do local possam compreender e ter agilidade na utilização do espaço.

O acervo total de livros da Biblioteca é composto por 27.718 títulos e 61.033 exemplares, contando com um acervo atualizado.

A Biblioteca conta com: recepção, balcão de atendimento com terminais de empréstimo e devolução do material bibliográfico e uma equipe qualificada para esclarecer dúvidas e efetuar os serviços. Possui terminais de consulta, estando todo o catálogo do acervo informatizado por meio de base de dados e também via internet, podendo ser consultado por título, autor, assunto e palavras-chave. Oferece o serviço de Comutação Bibliográfica, permitindo o serviço de consulta à base de dados em forma impressa e também o serviço de empréstimo entre bibliotecas.

Existe na Biblioteca um treinamento de orientação sobre sua utilização (como ficar credenciado como usuário, como buscar o livro na base de dados e nas estantes correspondentes, como utilizar periódicos, como realizar buscas na internet, prazo de empréstimo de livros, reserva, etc.). Esta atividade é disponibilizada para todos os estudantes do primeiro ano de cada curso, num horário previamente agendado com a bibliotecária para as devidas explicações, onde esta atividade faz parte do programa de recepção dos calouros.

A instituição disponibiliza um mecanismo de busca online de seu acervo, através de sua página institucional (http://static.unicep.edu.br/biblioteca/busca.asp), bem como há a disponibilização aos estudantes, de livros e periódicos digitais através do portal capes (http://www.periodicos.capes.gov.br/).

O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira das 7:00h às 22:00h e aos sábados, da 8:00h as 17:00h e conta com equipe treinada para atendimento aos usuários.

b) Bibliografia básica
A Bibliografia básica dos cursos é formada por títulos que foram adquiridos especificamente para os cursos ofertados pela instituição. Trata-se de livros recentes e com conteúdos atualizados, de acordo com as normas e legislações mais recentes de cada curso. Todos as componentes curriculares (disciplinas) possuem 03 bibliografias básicas com, em média, 12 exemplares de cada título.

c) Bibliografia complementar
Todas as componentes curriculares (disciplinas) possuem indicação de, no mínimo, 05 bibliografias complementares. A instituição procura manter no acervo, no mínimo, dois exemplares de cada título indicado.

d) Periódicos especializados
Na Biblioteca do UNICEP encontram-se disponíveis periódicos específicos para cada curso, com base nas solicitações das coordenações, bem como material interdisciplinar.

e) Pessoal Técnico Administrativo e Bolsista

A biblioteca possui o seguinte pessoal Técnico - Administrativos e Bolsistas:
01 Bibliotecária Chefe;
01 Bibliotecária Auxiliar;
02 Auxiliares Administrativos;
05 Estagiárias bolsistas.

Bibliotecária
Valéria Regina Lopes Kulaif – Bibliotecária Chefe


Instalações Administrativas

Para atender à comunidade acadêmica, a unidade conta com um Corpo de Colaboradores Técnico Administrativo altamente capacitado. Existem espaços físicos destinados para as atividades: Secretaria Acadêmica, Setor Financeiro, Portaria com equipe terceirizada de segurança; bloco de dois pavimentos utilizado como almoxarifado, depósito da manutenção e sala da segurança; amplo estacionamento; áreas de convivências. No bloco A2 estão instalados a Secretaria das Coordenações, salas de Docentes, sala de reuniões, Coordenações, Direções, Pós-graduação, Setor de Apoio Acadêmico; Estúdios de Fotografia, Rádio e TV; entre outros. No bloco B8 há a Secretaria de Pós-Graduação.


Instalações Específicas

Para atender à comunidade acadêmica, além das instalações gerais são disponibilizados instalações específicas para cada uma dos cursos de graduação e dos cursos de tecnologia. Faremos uma breve descrição e os detalhes podem serem observados em cada um dos cursos instalados no campus.


As Clínicas e os Laboratórios Específicos estão instalados em espaço nos blocos:

No bloco A1 estão instalados:

  • Clínica de Fisioterapia - bloco A1. Recepção e salas amplamente equipadas, que são utilizadas pelos estagiários, acompanhados dos docentes do curso no atendimento à comunidade e também em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Dentre os espaços há Academia de Reabilitação; Recursos Terapêuticos I e II; Neuro Funcional; Cardiorrespiratória e Neuro Pediatra.

No bloco A2 estão instalados:

  • Secretaria das Coordenações;
  • Salas de Docentes;
  • Coordenações,
  • Direção;
  • Pós-graduação;
  • Coordenação de Cursos Técnicos;
  • Setor de Apoio Acadêmico.

No Bloco A3 estão instalados os laboratórios gerais e específicos:

  • Laboratório de Técnica Dietética;
  • Laboratório Multidisciplinar;
  • Laboratório de Microscopia I;
  • Laboratório de Odontologia;
  • Laboratório de Imaginologia;
  • Laboratório de Biotecnologia e Genética;
  • Laboratório de Microbiologia e Imunologia.

No Bloco A4 está localizado o Núcleo Integrado de Saúde:

  • Clínica de Nutrição;
  • Clínica de Psicologia;

Todos com recepção e salas amplamente equipadas, que são utilizadas pelos estagiários, acompanhados dos docentes do curso no atendimento à comunidade e também em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

  • LABINTE (Laboratório do curso de Educação Física);
  • Laboratório de Enfermagem.

No Bloco A5 estão localizados os laboratórios de informática.

No Bloco A6 estão instalados os Laboratórios de Exatas, Brinquedoteca, Projetos, Imagens e Multimídia; sendo:

  • Laboratório de Microcontroladores e Sistemas Digitais;
  • Laboratório de Controle e Conversão de Energia;
  • Laboratório de Eletrônica;
  • Laboratório de Instalações e Medidas Elétricas;
  • Laboratório de Engenharia – Mecânica e Ótica;
  • Laboratório Básico de Engenharia – Eletricidade.

No Bloco C2 estão instalados os Laboratórios de Arquitetura e Urbanismo:

  • Laboratório de Maquetes;
  • Laboratório de Conforto Ambiental;
  • Laboratório de Tecnologia das Construções e Materiais/ LABTEC.

No Bloco C4 encontram-se os Laboratórios de Engenharias, sendo:

  • Oficina de Manutenção de Aeronaves;
  • Laboratório de Instrumentação;
  • Laboratório de Motores e;
  • Laboratório de Estruturas e Materiais Construtivos, Solos, Topografia, Hidráulica e Saneamento e Instalações Prediais.

No Bloco C6 está instalado o Laboratório de Anatomia Veterinária e no Bloco C8 encontra-se uma Quadra Poliesportiva.

Complexo Multidisciplinar de Saúde – CMS, composto por:

  • Laboratórios de Anatomia (com 3 salas);
  • Laboratório de Microscopia II;
  • Laboratório de Psicologia Experimental;
  • Biotério;
  • Laboratório Multidisciplinar III;
  • Laboratório Didático de Análises Clínicas;
  • Laboratório de Parasitologia;
  • Laboratório de Análises e Fertilidade de Solos – Estação Meteorológica;
  • Sala de Materiais e Coleções de Zoologia, Geologia e Paleontologia;
  • Farmácia Escola.

Condições de Acessibilidade para as Pessoas com Deficiência

O Campus possui total acessibilidade para as pessoas com deficiência, traduzidas pela existência de rampas com inclinações adequadas para movimentação interna, instalações sanitárias apropriadas, elevadores nas edificações de dois pavimentos e vagas de estacionamento (PCD) especialmente reservadas.

Graduação

Ensino a distância

Duração: 4 anos
Noturno

Ensino presencial

Humanas e Sociais Aplicada
Duração: 4 anos
Diurno e Noturno
Duração: 5 anos
Diurno e Noturno
Duração: 4 anos
Noturno
Duração: 4 anos
Diurno e Noturno
Duração: 5 anos
Diurno e Noturno
Duração: 4 anos
Noturno
Exatas
Duração: 5 anos
Diurno e Noturno
Duração: 5 anos
Diurno e Noturno
Duração: 5 anos
Diurno e Noturno
Duração: 5 anos
Diurno e Noturno
Duração: 5 anos
Diurno e Noturno
Saúde e Biológicas
Duração: 4,5 Anos
Diurno e Noturno
Duração: 4 Anos
Noturno
Duração: 5 Anos
Diurno e Noturno
Duração: 5 Anos
Diurno e Noturno
Duração: Diurno: 4 anos
Noturno: 5 anos
Duração: 4 Anos
Noturno
Duração: 4 Anos
Diurno e Noturno
Duração: Diurno: 4 anos
Noturno: 5 anos
Duração: 4 Anos
Diurno e Noturno
Duração: 5 Anos
Diurno e Noturno
Tecnólogos
Duração: 3 Anos
Noturno
Duração: 2 Anos
Noturno
Duração: 2 Anos
Noturno

Cursos de Pós-graduação

Pós-Graduação e Cursos de Extensão Universitária

A Pós-Graduação Lato Sensu abrange os cursos de especialização que se destinam ao aprofundamento dos conhecimentos obtidos na graduação, ao preparo do estudante para o mercado de trabalho e para iniciar a vida acadêmica na docência e na pesquisa.

Os cursos de Especialização proporcionam aprofundamento em diversas áreas específicas dos profissionais, ampliando o conhecimento e facilitando o acesso ao mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, uma atualização profissional, desenvolvimento de novas competências, oportunidades de ascensão profissional, ampliação da rede de relacionamentos, auto realização ou até mesmo oportunidade de vislumbrar possíveis novas áreas de atuação. A pós-graduação pode significar aos profissionais que estão fora do mercado de trabalho, uma oportunidade de voltarem a um mercado competitivo. O Master of Business Administration - MBA proporciona a especialização voltada à área de gestão empresarial e negócios.

Nos cursos os estudantes terão oportunidade de interagir com profissionais atuantes no mercado de trabalho, com experiência prática comprovada. Esses contatos abrem, sem dúvida, novas possibilidades e novos horizontes na carreira profissional.

Os cursos de Pós-graduação – UNICEP atendem a Resolução CNE/CES nº 1 de 03 de abril de 2001 e posterior Resolução CNE/CES nº 01 de 08 de junho de 2007 do Ministério da Educação (MEC), sendo válidos e reconhecidos em todo o território nacional. Possuem carga horária mínima de 360 horas. Todos os cursos oferecidos são aprovados pelo Conselho de Ensino e Pesquisa - COSEPE.

Os cursos de Extensão Universitária contribuem para a complementação da formação profissional dos graduandos, ex-estudantes e público externo, abordando temas atuais e interdisciplinares e possuem carga horária mínima de 08 horas. Os Cursos de Aperfeiçoamento enfatizam a aquisição de conhecimentos e habilidades especializados, mas restritos a um objeto específico. Possuem carga horária mínima de 180 horas.

Programas institucionais e orgãos de apoio

Programas de Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica (PIC) do Centro Universitário Central Paulista (UNICEP).

É regulamentado, no âmbito do UNICEP, como um programa institucionalizado pelo Centro Integrado de Pesquisa (CENIP/UNICEP) destinado a estudantes de graduação para o desenvolvimento de pesquisa científica (Iniciação Científica), sob a orientação de um orientador qualificado, avaliado por sua súmula curricular. O programa tem como objetivo apoiar a formação de novos profissionais para a pesquisa, desenvolvendo não só as suas habilidades de investigação como também sua consciência crítica voltada a diferentes áreas do saber, em todas as áreas do conhecimento, por meio das seguintes bolsas de estudo:

  • Bolsas de Iniciação Científica financiadas pelo CNPq através do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC);
  • Bolsa de Apoio à Participação Voluntária, através do Programa Voluntário de Iniciação Cientifica (PROVIC).

As bolsas de estudos que integram o programa e estão referenciadas nas letras (a), (b) e (c), são estruturadas com o objetivo de privilegiar a participação dos discentes em projetos de pesquisa dentro de parâmetros éticos, com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação de docente, apoiada em plano de trabalho individual com cronograma compatível ao período de vigência do projeto. A responsabilidade pela consecução do projeto de pesquisa de Iniciação Científica (IC) é do orientador e deve haver um compromisso por parte do estudante em se manter preparado para discuti-lo e, ao término do mesmo, analisar e divulgar os resultados, além de ter concluído um número suficiente de disciplinas relevantes para o desenvolvimento do plano de trabalho. A bolsa de estudos de (IC) deve ser proposta pelo orientador somente depois que o mesmo estiver convicto de que o estudante tem interesse em desenvolver o plano de trabalho individual e tempo disponível para executá-lo, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas regulares.


Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP

O NAP - Núcleo de Apoio Psicopedagógico da UNICEP, desde 2001, tendo sua proposta sido subsidiada em dados obtidos através de avaliações sistemáticas do Núcleo de Avaliação Continuada – NAC-UNICEP.

Os objetivos do NAC-UNICEP são: a) oferecer ao corpo docente apoio didático pedagógico permanente e momentos de formação continuada em serviço; b) oferecer aos estudantes mecanismos de melhoria do processo de aprendizagem; c) desenvolvimento de processos de aprendizagem organizacional.

Desde sua implementação o NAC-UNICEP promoveu encontros de capacitação docente, que contaram com a presença de palestrantes capacitados para discussão de temas, tais como: “Desenvolvimento Profissional Docente”, “Avaliação do processo de ensino – aprendizagem”, “Abordagens do processo ensino – aprendizagem”, “Práticas pedagógicas”, dentre outros.

O NAC-UNICEP está encarregado do acompanhamento do Programa de Monitorias de Ensino da IES desde o segundo semestre de 2002. Também, é responsável pela oferta de mecanismos/estratégias de nivelamento das condições de ensino-aprendizagem e apoio pedagógico, oferecendo aos discentes Cursos de Revisão de Conteúdos Básicos em Matemática, Química, Língua Portuguesa, entre outras áreas.

Apesar da inegável importância das ações desenvolvidas pelo NAP-UNICEP era inquestionável a necessidade deste, em especial, em relação aos discentes não se restringir aos aspectos pedagógicos. O fato de que a vivência acadêmica pode ser experienciada de forma construtiva ou conflitiva podendo gerar crises, que implicarão em prejuízos não só acadêmicos, mas, ao desenvolvimento pleno do estudante; o relato de situações vivenciadas por docentes e discentes no cotidiano escolar e os resultados das avaliações sistemáticas realizadas pelo NAC-UNICEP reforçavam a necessidade de se ampliar a atuação do Núcleo passando este a oferecer, também, apoio psicossocial aos docentes e estudantes.


Conselhos dos Cursos

Todos os cursos possuem implementados, na sua estrutura organizacional, o Conselho de Curso que é constituído com base na legislação vigente cuja composição e atribuições estão prevista no Estatuto. As diretrizes acadêmicas dos Cursos são discutidas, definidas e implementadas com a participação direta e efetiva do Conselho do Curso, que se reúne periodicamente para discutir as questões de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao curso.

O Conselho de Curso é composto pela coordenação do curso, seu presidente nato, por cinco professores, escolhidos por seus pares, e por um representante discente, indicado pelo Centro Acadêmico, todos da respectiva unidade.

Compete ao Conselho de Curso: deliberar sobre as sugestões encaminhadas pelo NDE; decidir, em grau de recurso, sobre a aceitação de matrículas de alunos transferidos ou portadores de diplomas de graduação, aproveitamento de estudos, adaptação e dispensa de disciplinas, de acordo com este Estatuto, o Regimento Geral e as demais normas aplicáveis; deliberar, em primeira instância, sobre os projetos de ensino, pesquisa e extensão de sua área; desenvolver e aperfeiçoar metodologias próprias para o ensino, a pesquisa e a extensão; promover e coordenar seminários, grupos de estudos e outros programas para o aperfeiçoamento de seu quadro docente, assim como, indicar, à Diretoria, professores para participarem de cursos de pós-graduação e exercer as demais funções que lhe forem delegadas.


Núcleo Docente Estruturante - NDE

O Núcleo Docente Estruturante – NDE é o órgão consultivo responsável pela concepção do Projeto Pedagógico dos cursos do UNICEP e tem, por finalidade, a implantação do mesmo. A nomeação dos membros é feita através de ato do Diretor Geral do Centro Universitário Central Paulista.

A constituição dos membros atende a legislação pertinente e suas atribuições estão previstas no regimento interno de cada curso aprovado pelos órgãos superiores do UNICEP. Mais informações no Regulamento.


Avaliação Institucional

A avaliação institucional é um processo contínuo de pesquisa e comunicação que visa essencialmente a subsidiar a instituição na reflexão e aprimoramento de sua atuação, conforme a missão e objetivos impostos.

As propostas desse processo na UNICEP foram previstas e implantadas nos processos avaliativos, o que tem demonstrando, desde então, a preocupação da instituição em manter seu exercício de qualidade.

O processo de avaliação visa a identificar fatores que interferem positiva ou negativamente no desempenho da instituição, fornecendo subsídios para a compreensão da sua realidade e favorecendo a gestão acadêmico-administrativa. Quem conduz o processo é a Comissão Própria de Avaliação (CPA), composta por representantes de alunos, professores, profissionais técnico-administrativos e representantes da sociedade civil. A ação prevê ações avaliativas que contemplam as abordagens de pesquisas, tanto quantitativas como qualitativas. Na primeira abordagem, os dados são obtidos por meio de instrumentos avaliativos com questões objetivas e pontuais (questionários e levantamentos de dados) que são complementados pelas ações de abordagem qualitativa com espaços para manifestações (entrevistas, questões abertas, câmaras de avaliação de curso, etc.). Desde então, a UNICEP consolidou sua cultura em autoavaliação e pode vivenciar com segurança o Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, implantado pela Lei nº 10.861/2004. O Sinaes é mais que um sistema. É uma política de governo voltada à avaliação da educação superior, que coloca a avaliação institucional no centro do processo avaliativo e abrange todas as Instituições de Ensino Superior do País. As produções da CPA, bem como os resultados das avaliações, estão disponíveis para consulta, em documentos e também acessíveis.

Programas de extensão a comunidade

A Diretoria de Extensão é responsável pelas ações, programas e eventos sociais e institucionais da UNICEP, bem como pela difusão de conhecimentos filosóficos, artísticos, literários e científicos, visando à formação continuada. Tem por objetivo, ainda, ser o canal aberto de interlocução com a sociedade e o elemento aglutinador das atividades extensão.

Através de um amplo acesso e trabalho conjunto com todos os setores/departamentos, bem como a estrutura docente, discente da instituição, oferece programas, eventos e demais ações, permitindo aos educandos dos cursos oferecidos, a oportunidade de participar de ações sociais, culturais e científicas, que buscam o aperfeiçoamento individual e coletivo. Deste modo, possibilita a inserção do estudante na prática profissional e vivência de situações que agregam diferenciais em sua formação, quando o estudante é colocado em situações de permanente aprendizado. Os colaboradores e corpo docente envolvido também são beneficiados com esta experiência, possibilitando a utilização de novas metodologias e práticas de campo, trazendo um enriquecimento muito grande para suas carreiras.

Outro foco destes programas é a aproximação da instituição com a sociedade, ao realizar atividades de qualidade e de forma gratuita, demostrando a preocupação da instituição com a cidade e a região no qual está inserida. Assim, atingem-se diversas áreas do conhecimento, com objetivos de multidisciplinaridade, para que o estudante possa ter a maior agregação possível. Deste modo, a sociedade se beneficia ao receber ótimos profissionais, com diversos diferenciais competitivos, ao mesmo tempo que a população recebe serviços diferenciados e de qualidade durante a formação destes estudantes.

Maiores informações sobre as atividades desenvolvidas podem ser obtidas no campo “agenda” e “notícias” da página institucional (www.unicep.edu.br), bem como na página dos Programas de Extensão (www.unicep.edu.br/programasdeextensao).